Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/03/2014

Cadeia de Penápolis transfere mais presos com suspensão de greve nas penitenciárias

Divulgação
Detalhes Notícia
A Polícia Civil de Araçatuba esteve envolvida nas transferências de presos da Cadeia de Penápolis para o CDP de Rio Preto

DA REPORTAGEM

A suspensão da greve dos agentes penitenciários que ocorre entre ontem e hoje foi uma ótima oportunidade para que os funcionários da Cadeia Pública de Penápolis realizem a transferência de presos que superlotam a unidade local. Isso porque com a greve, os agentes não estavam recebendo os detentos nas penitenciárias e Centros de Detenção Provisória (CDP), o que causou um acúmulo na cadeia local, que recebe presos de toda a região de Araçatuba. Segundo o diretor da cadeia de Penápolis, o delegado Heveraldo Weber Gonçalves, com a suspensão temporária da greve, somente ontem, 24 presos foram transferidos para o CDP de São José do Rio Preto. “Assim que soubemos da suspensão da greve, realizamos todos os trâmites para a transferência e notificamos o CDP de Rio Preto. A transferência foi feita de forma tranquila e os presos foram recebidos pelos agentes sem qualquer problema”, comentou. Ainda segundo o diretor, na segunda-feira (24), quatro pessoas foram transferidas da cadeia para o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba, que recebeu os presos fora do prazo de suspensão da greve, pois a maioria dos agentes daquela unidade continua prestando serviços normalmente. O mesmo acontece com a Fundação Casa de Araçatuba, que também não aderiu à greve. Por conta disso, ontem estava prevista a transferências de dois adolescentes para a unidade. O delegado ressaltou que ainda há presos que necessitam ser transferidos para que a cadeia local permaneça com 30 detentos, limite exigido pelo juiz corregedor Luciano Brunetto Beltran, que na semana passada encaminhou ofício  aos órgãos de segurança pública do Estado para que apenas 30 detentos permaneçam no local, visando a segurança da cadeia e evitar possíveis fugas. Na semana passada o número de presidiários que ocupavam as celas de Penápolis era de 91. Na última quinta-feira (20), em cumprimento ao ofício, diversos presos foram encaminhados ao CDP de Rio Preto. “Esta foi uma ótima oportunidade para esvaziarmos a cadeia de Penápolis, amanhã (hoje) faremos todo o possível para continuarmos as transferências aproveitando a suspensão da greve e assim normalizarmos a situação”, ressaltou. 

Suspensão
A decisão de suspensão da greve dos agentes penitenciários foi tomada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo (SINDASP) na segunda-feira através de sugestão do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª Região de São Paulo. Uma nova reunião foi feita na manhã de ontem entre o SINDASP e o governo no Palácio dos Bandeirantes, na capital, mas segundo nota do sindicato o Governo ainda não chegou a uma proposta final. “A contra proposta apresentada anteriormente pelos sindicatos foi exaustivamente discutida, até o fim da reunião de ontem e não foi possível encerrar as negociações”. Por conta disso, um novo encontro seria realizado na manhã de hoje para que as discussões fossem encerradas. A suspensão da greve está mantida até tarde de hoje quando será realizada uma  assembleia geral do sindicato para aceitar ou não a proposta apresentada pelo governo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade