Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2011

Câncer de Mama: Carreta para exames preventivos atende na Macro II até 13 de maio

Desde a última quarta-feira, dia 13, estão sendo realizados os exames preventivos contra câncer de mama na Macro II – Centro de Saúde “Dr. Homero Rodrigues da Silva”, com a proposta de atender 100 exames por dia, até o próximo dia 13 de maio. Conforme amplamente anunciado, durante esse período a unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos fará os exames somente em mulheres com idade entre 40 e 69 anos.
Segundo a enfermeira responsável pela carreta da Fundação Pio XII (Hospital do Câncer de Barretos), Janaína Faria, desde dezembro de 2010 o atendimento disponibilizado para a cidade de Penápolis visa atingir todas as mulheres na faixa etária determinada. Após o atendimento na região central (Macro II), a carreta volta para a Macro I (Eldorado) onde, no ano passado, o projeto teve início.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, segundo o secretário Antonio Sidney Marques, é concretizar o compromisso assumido com a direção do Hospital do Câncer e ultrapassar a meta de 100% de exames em Penápolis. “Esperamos que as mulheres, dentro da faixa etária estabelecida, compareçam e façam os exames. Sabemos que muitas delas, ainda por medo, não querem fazer, mas é preciso fazer para tirar qualquer dúvida que elas possam ter”, disse o secretário, reiterando o convite para aquelas mulheres que ainda não fizeram agendamento nas unidades de saúde.
A enfermeira Janaína, que há muito tempo acompanha esse trabalho e sabe do receio e até o medo que as mulheres têm em fazer o exame, espera atingir a meta em Penápolis. “As interessadas deve procurar a unidade básica de saúde e fazer o agendamento. Como já disse em outras oportunidades, é muito importante que todas as mulheres dentro da faixa etária façam o agendamento e realizem os exames”, disse a enfermeira.
Ela explicou ainda que muitas mulheres temem que, ao fazer o exame, possam aparecer indícios de câncer e tenham que fazer o tratamento. “Elas precisam entender que somente fazendo o exame é que elas terão a certeza ou não do problema. Caso os exames constatem algum problema e se ele estiver no início, ele será tratado e curado”, explicou Janaína.

Dias e horários
Conforme calendário previamente divulgado, a expectativa dos responsáveis pelo projeto é ultrapassar 2.000 exames durante a permanência da carreta na Macro II (Postão). Nos dias 18 e 19 de abril (segunda e terça) os exames serão realizados das 13h às 19h30; dia 20 (quarta) o atendimento será das 8h30 às 15h. Na semana seguinte, nos dias 25 e 26 (segunda e terça) o atendimento será das 13h às 19h30, enquanto nos dias 27, 28 e 29 (quarta, quinta e sexta) os exames serão entre 8h30 e 15h. Dias 02 e 03 (segunda e terça) de maio o horário será das 13h às 19h30, enquanto nos dias 04, 05 e 06 (quarta, quinta e sexta) de maio os exames acontecem das 8h30 às 15h.
Na semana seguinte, dias 09 e 10 (segunda e terça) o atendimento será entre 13h e 19h30, enquanto nos dias 11, 12 e 13 (quarta, quinta e sexta) os exames serão realizados entre 8h30 e 15h. Somente mulheres agendadas e que estiverem dentro da faixa etária indicada poderão fazer os exames.
Uma amostragem indica que muitas mulheres que estão incluídas na faixa etária estabelecida para o exame não compareceram por estarem incluídas no bloco de mulheres que fazem parte de convênios e particulares. Essa mesma amostragem estabeleceu que poucas não quiseram fazer o exame. “Como existe uma vontade muito grande de ver todas as mulheres fazendo esse exame, vamos rever o calendário e, se possível, agendá-las para uma outra oportunidade”, informou a enfermeira, insistindo mais uma vez para que todas as mulheres participem desse mutirão de prevenção contra o câncer de mama.

Serviço
A unidade do hospital de Barretos ficará disponibilizada em Penápolis até final de maio e atenderá todas as regiões da cidade. Os exames estão sendo feitos na região de abrangência da paciente, com agendamento prévio e apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Secom– PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade