Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2012

Câmara Municipal aprova projeto para calçada que ajuda escoamento de água

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
1- Calçada Verde contribui com a diminuição do montante das áreas de solo impermeabilizado

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira projeto de autoria do vereador Caíque Rossi (PSD) para a implantação da “Calçada Verde”. Trata-se da adoção de faixa de canteiro nas passagens, o que contribui principalmente na absorção da água, diminuindo os riscos de inundações. O projeto não obriga a adoção da “Calçada Verde” na cidade. Caíque Rossi diz que a nova lei municipal tem objetivo de oferecer uma opção de contribuição ao meio ambiente. “Não haverá multa para quem não  optar pela calçada verde. O projeto tem um caráter pela conscientização de apoio ao meio ambiente”, afirmou o vereador.

É considerada calçada verde a que não é toda pavimentada, tendo uma faixa de grama, arbusto ou formação natural  ao longo de sua extensão. Os principais benefícios elencados por Caíque Rossi para o projeto são: diminuição do risco de enchentes, diminuição do volume de água escoado pelo sistema de drenagem, diminuição dos gastos gerados pela sobrecarga da rede de captação de águas pluviais, aumento da infiltração  das águas pluviais no solo (melhora do reabastecimento dos aqüíferos), melhora da drenagem  urbana, diminuição de sedimentos na rede de captação  pluvial, melhora da qualidade da água pluvial, diminuição das “ilhas de calor”, melhora da qualidade de vida e diminuição de gastos em saúde devido a doenças de veiculação hídrica.

O projeto de Caíque Rossi dispõe que para a implantação da Calçada Verde, com uma faixa de canteiro, deverá haver largura mínima de 2 metros, sendo o canteiro  permeável com no mínimo a dimensão de 60 centímetros do meio fio e conter uma área de passagem de pedestre , de no mínimo,  1 metro e 20 centímetros. Para a implantação  da calçada verde com duas faixas de canteiro, deverá haver largura mínima de 2 metros  e 50 centímetros de canteiro a partir de 10 centímetros do meio fio, 1 metro e 20 centímetros  de faixa de passagem de pedestres e 50 centímetros  de canteiro junto às testadas ou dividas de frente dos imóveis. Nos canteiros próximos ao meio fio, só poderão  ser plantadas  grama e árvores, não sendo permitido o plantio de arbustos  ou outras forrações. Nos canteiros  junto às testadas ou divisa dos imóveis, será permitido  o plantio  de arbustos  e forrações, desde que não interfiram  nas estruturas  e utilização dos imóveis lindeiros. As espécies  de arbustos e forrações em nenhuma hipótese  poderão conter espinhos , serem resistentes à poda ou com princípios tóxicos. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade