Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/06/2009

Câmara: Hugo Tadeu faz levantamento sobre UTI neonatal

Detalhes Notícia

O vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi (PDT) iniciou trabalho em defesa de mais cuidados para a  saúde das crianças em Penápolis. Uma das  ações tratadas pelo pedista consiste na tentativa de reabertura de uma UTI neonatal na Santa Casa.  Hugo Tadeu tem levantado informações com profissionais e unidades da Saúde para discussão do serviço. Em visita à UTI Neonatal na Santa Casa de Lins, ele verificou que esse atendimento representa grande diferença em casos para vida. A unidade possui 15 leitos com referência regional. De acordo com o coordenador do serviço, Dr. Paulo Eduardo de A. Imamura, o custeio ocorre em aproximadamente 90% pelo SUS e 10% através do particular. Hugo Tadeu verificou que na média a UTI infantil em Lins não é deficitária e o seu funcionamento eleva o padrão da Santa Casa para recebimento de mais recursos. “Temos consciência da grande complexidade e dificuldades para o funcionamento de uma UTI neonatal em Penápolis, mas também sabemos da sua importância”, diz .  Hugo Tadeu ressalta que Penápolis e os municípios da sua comarca somam cerca de 100 mil habitantes. Atualmente, nos casos de necessidade UTI neonatal os pacientes são levados conforme disponibilidade de vagas para Araçatuba e Votuporanga. “Quanto mais rápido houver o atendimento, maior a chance de sucesso. Dessa forma uma UTI neonatal em Penápolis para a nossa população é muito significativa”, considera Hugo Tadeu. 

Pré-natal
Hugo Tadeu também deverá reforçar pedido à administração municipal de Penápolis para aumentar a atenção ao pré-natal e avaliação de cesarianas. Os cuidados ajudam a prevenir a necessidade de encaminhamento para UTI neonatal e foram destacados pelo médico pediatra Abel José Costa, um dos profissionais ouvidos por Hugo Tadeu. Costa avaliou a disponibilidade de uma UTI neonatal na cidade como positiva, no entanto adiantou que os custos de manutenção são muito altos.

Nascimentos
Hugo Tadeu apurou que Penápolis registrou 86 partos em março (37 normais, 48 cesárias  ( 1 gemelar) / 43 sexo masculino e 43 sexo feminino); 93 partos em abril ( 30 normais  e 62 cesárias ( 1 gemelar)/ 52 sexo masculino e 41 sexo feminino); 85 partos em maio ( 48 normais e 37 cesárias/ 36 sexo feminino e 49 sexo masculino). O número de crianças prematuras ( 30 a 35 semanas de gestação) oscila de 6 a 10 por mês. É considerada gestão normal entre 38 a 40 semanas. 

Mortalidade
Dados fornecidos pelo Serviço de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Penápolis apontam os seguintes coeficientes oficiais do SEAD/SP  sobre a mortalidade infantil no município: 17,52 (ano 2004), 25,5 ( ano 2005), 14,0 (ano 2006) e 16,9 (ano 2007). Estatísticas não oficiais do município indicam coeficiente de 6,63 para o ano de 2008. Imprensa/Câmara.

Foto: Vereador Hugo Tadeu levantou informações sobre a UTI neonatal de Lins para discutir o funcionamento do serviço em Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade