Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/10/2006

Bon Odori acontece esta noite em comemoração aos 98 anos da cidade

Detalhes Notícia

Será realizada em Penápolis hoje, dia 21, a festa do Bon Odori. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira em sua sede, popular Kai-Kan (avenida Leandro Ratisbona de Medeiros), a partir das 19h30. A festa é aberta a toda comunidade com entrada franca.

O Bon Odori de Penápolis já é tradicional e faz parte do calendário oficial de comemoração do aniversário da cidade. É realizada sempre em outubro homenageando a data de fundação do município e a imigração japonesa, que ocorreram no mesmo ano de 1.908 e também a formação da colônia japonesa no cidade em 16 de outubro de 1915. Foram convidadas para o evento, todos os grupos de dança da região, de Cafelândia a Guararapes, ao todo somam 21 cidades. Em Penápolis a festa do Bom Odori é realizada há mais de 35 anos. No início a apresentação da dança era feita na quadra da antiga Escola Industrial, hoje escola estadual Adelino Peters. Depois foi realizada no salão de festas do Santuário São Francisco de Assis, passando ainda pela antiga sede do Kai-kan na rua Altino Vaz de Mello, Ginásio de Esportes Prof. Antônio Castilho Braga. Há oito anos a festa ocorre na atual sede da associação.

A palavra “Bon” significa finado, e a palavra “Odore” quer dizer  dança, na língua japonesa. A dança do Bom Odori teve origem no Japão antigo entre os agricultores que, demonstrando gratidão e reconhecimento pela safra abundante, prestavam homenagem aos seus ancestrais já falecidos. A dança consiste em dar voltas ao redor de um palanque onde ficam os tambores chamados taikos. Um círculo de pessoas vestidas a caráter realizam movimentos delicados e simples empregando cinco gestos que simbolizam colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade