Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/03/2008

Bombeiros orientam sobre cuidados com raios e tempestades

Nesta época do ano, a elevação das temperaturas e as chuvas com fortes ventos resulta no aumento de raios e tempestades. Os fenômenos merecem atenção especial da população para os cuidados e a prevenção de problemas, já que os raios podem atingir pessoas e imóveis, seja diretamente ou mesmo por meio de objetos metálicos. Equipamentos eletrônicos e de telefonia, assim como antenas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica também podem ser prejudicados.
Segundo o soldado do Corpo de Bombeiros, Edivaldo Celestino de Souza, o impacto do raio na pessoa é tão intenso que as demais não devem se aproximar imediatamente da vítima. "O corpo atingido está excessivamente energizado, por isso recomendamos que ninguém toque na vítima", alertou. Ele disse ainda que, caso a pessoa tenha sido atingida numa área aberta, como um campo de futebol, por exemplo, todo o espaço oferecerá riscos. "A descarga que atingir a pessoa vai se aprofundar no solo, por isso, mesmo quem está próximo da área atingida pode ser atingido a vários metros de distância", disse, "Geralmente, é muito difícil a pessoa sobreviver, porque ocorre a parada cardíaca", completou.
Quanto à incidência de casos na cidade, o soldado disse que não há registros de casos de vítimas na zona urbana. "No campo é mais perigoso e fácil de acontecer porque a cidade é permeada por equipamentos de pára-raios", lembrou. Ainda segundo ele, os riscos são maiores para os trabalhadores rurais, como os cortadores de cana, que ficam em campo aberto enquanto utilizam equipamentos metálicos, como facão, foice, enxada e as caneleiras de proteção.
O soldado falou ainda sobre a preocupação que muitas pessoas tem quanto a cobrir espelhos e objetos como facas e tesouras. "Na área urbana o espaço é protegido por pára-raios e é difícil a atração até por serem objetos pequenos e que estão dentro de casa", esclareceu. (AR)

Dicas e cuidados para evitar acidentes com raios

- Quando ouvir os primeiros trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
- Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;
- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
- Não fique embaixo de árvores ou dentro de estábulos;
- Durante temporais, evite aglomerações;
- Nunca fique dentro ou perto de reservatórios de água, como piscinas, o mar, lagos ou rios;
- Não fique perto de construções ou objetos metálicos que tenham ligações com o exterior, como janelas, cercas ou varais metálicos;
- Não segure objetos metálicos nas mãos, se estiver em campo aberto;
- Evite usar o telefone
- Se estiver na estrada ou na rua, dentro de um veículo, feche os vidros e permaneça dentro dele.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade