Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/02/2014

Bombeiros ensinam prevenção a incêndios para alunos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O curso desenvolvido com alunos do ensino fundamental, é realizado pela 1ª vez em Penápolis

DA REPORTAGEM

 

Soldados do Corpo de Bombeiros de Penápolis iniciaram nesta semana o "Programa Bombeiros na Escola", que faz parte de uma série de atividades do 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba. No município, o programa tem parceria com a Diretoria de Ensino de Penápolis e deve atingir, inicialmente, alunos das escolas da Rede Estadual, mas a intenção é expandir o projeto para escolas municipais e particulares. O objetivo é levar aos alunos noções e práticas de primeiros socorros, em emergências clínicas, no qual são repassadas noções sobre atuação em casos de Paradas Respiratórias, Cardiorrespiratórias e Obstrução Respiratória, além de instruir sobre como manusear e identificar os diversos tipos extintores existentes, para cada tipo de princípio de incêndio, para que eles possam proceder à primeira resposta até a chegada das equipes de Bombeiros. O programa é dividido em 10 horas aulas, com duração de uma semana, com os alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental das escolas. Em Penápolis, o projeto é executado pelo Sargento Martines e os soldados Rinaldo e Stigliano. Os primeiros alunos a serem contemplados com o curso são das EEs Luiza Nory e Yone Dias. Segundo o instrutor, soldado Stigliano, durante esta semana eles participarão do programa, acompanhando, na própria escola as instruções oferecidas pelo Corpo de Bombeiros local. "Para o aluno que participar de todas as aulas haverá ainda a expedição de um certificado do Corpo de Bombeiros, comprovando que ele passou pelo curso", explicou. Ainda segundo o instrutor, outros temas também serão abordados durante os encontros com os alunos. "Além desta noção sobre o que fazer em caso de um princípio de incêndio e um acidente, eles ainda trabalharão assuntos sobre animais peçonhentos, hemorragias, queimaduras, fraturas e vírus da raiva", acrescentou. O projeto é realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental pelo fato de possuírem noções de Anatomia e Fisiologia Humana. O objetivo do Corpo de Bombeiros de Penápolis é que o curso se expanda para as demais escolas da cidade. "Neste mês estamos atendendo estas duas escolas, mas queremos expandir essas aulas para todas da cidade, municipais e particulares. Tudo o que o aluno vê aqui pode ser usado em caso de uma emergência, deixando-o apto a agir com segurança e responsabilidade", disse. Segundo Stigliano, o projeto já tem surtido resultados positivos e é feito com a aprovação da Diretoria de Ensino e da própria direção da escola. "Logo nas primeiras aulas sentimos o entusiasmo dos jovens, querendo saber mais sobre determinado assunto e, em alguns casos, demonstrando até interesse em se tornar um Bombeiro, o que para nós é muito gratificante", enfatizou.

 

Alunos

Esse entusiasmo pode ser percebido através da aluna Rafaela Caroline Coutinho Dorta, 14 anos. Ela, que já participou do Projeto ‘Bombeiro Mirim’, ficou muito contente com a aprendizagem que está adquirindo nesta semana através do curso feito em sala de aula. "Gosto muito de saber sobre esse tipo de coisa, pois admiro muito o trabalho feito pelo Corpo de Bombeiro e por isso tenho o sonho de um dia me tornar parte de uma equipe de profissionais como esta", comentou. Segundo ela, a admiração pela profissão vem dos riscos que os soldados correm em determinadas situações para salvar outras pessoas. "Fico até emocionada em falar sobre isso, pois acho a dedicação destas pessoas incrível. O que eles fazem por pessoas que nem conhecem é algo que merece todo o respeito e admiração, por isso tenho tanto carinho pelo Corpo de Bombeiros", enfatizou. Outra aluna que também está entusiasmada com o novo aprendizado é a Gláucia Eli Silva Lopes, de 13 anos. Ela revelou que já houve um princípio de incêndio em sua residência e que com estas noções de primeiros socorros que está tendo se sente mais segura e preparada para agir em uma situação de emergência. "Claro que sei que em uma situação de risco não podemos achar que já estamos sabendo tudo, mas o que estamos aprendendo aqui é fundamental para não termos medo e assim sabermos fugir de uma situação de perigo, preservando nossa vida e também de outras pessoas, além é claro, de sempre acionar o Corpo de Bombeiros através do 193, por isso estou gostando muito dos encontros", ressaltou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade