Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/08/2007

Banda de Fuzileiros Navais se apresentará em Penápolis

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais vai abrir as festividades do Centenário de Penápolis, em outubro próximo. A participação da Banda no desfile comemorativo dos 99 anos da cidade foi acertada pelo prefeito João Luís dos Santos, que ontem recebeu em seu gabinete o Capitão de Corveta André Luiz Rodrigues do Nascimento, comandante da Companhia de Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais. A Banda Marcial volta a Penápolis após 49 anos, já que se apresentou nas festividades do cinqüentenário do município.

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, a corporação dos Fuzileiros Navais distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais. Em sua composição encontra-se: bombos, taróis, caixas de guerra, surdos, pratos, pífaros, cornetas de primeira e segunda voz e cornetas-baixo. Através dos anos, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 130 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções.

A vinda da Banda Marcial nas comemorações do centenário foi solicitada pelo prefeito João Luís diretamente ao comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, em uma viagem a Brasília no início deste ano, por sugestão dos penapolenses Genésio Buzembai e Adib Zancul.

O Comandante André Luiz esteve ontem em Penápolis acompanhado do Sub-Oficial Cesário José Barbosa Neto e do 1º Sargento André Luiz dos Santos. Para uma melhor visualização pelo público, das evoluções dos componentes da Banda, o comandante sugeriu que o desfile de aniversário da cidade seja realizado no Estádio Municipal Tenente Carriço. "Para nós será uma grande alegria participar do início das comemorações do centenário de Penápolis. Tenho certeza de que a população da cidade vai guardar por muito tempo a lembrança da passagem da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais", disse o comandante. Segundo ele, por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, a banda entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. A apresentação da Banda Marcial está prevista para o dia 25 de outubro deste ano, juntamente com as escolas, Tiro de Guerra e entidades do município, marcando oficialmente o início das comemorações do centenário de Penápolis.

 

Conjunto Fuzibossa

Além da Banda Marcial, o Corpo de Fuzileiros Navais também deve trazer a Penápolis o Conjunto Fuzibossa, formado especialmente para apresentações em eventos sociais e de confraternização do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha. Com 18 músicos, o conjunto possui um repertório de músicas popularmente consagradas, destacando-se sobretudo a música brasileira. A apresentação do Fuzibossa deverá acontecer na noite do dia 24 de outubro deste ano, véspera do aniversário de Penápolis, na Praça Carlos Sampaio Filho.

 

Em 2008

No próximo ano, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais voltará a Penápolis, abrilhantando mais um evento comemorativo dos 100 anos de fundação da cidade. Está programada a apresentação da Banda na abertura dos Jogos Regionais que, em 2008, acontecerão em Penápolis. A data provável dessa apresentação é o dia 18 de julho. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade