Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/09/2013

Banco Bradesco é o único a não aderir à greve na cidade

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Assembleia de bancários realizada na semana passada marcou o início da greve em Penápolis

DA REPORTAGEM

 

Os bancários penapolenses continuam aderindo ao movimento grevista iniciado na semana passada em todo o Brasil. Na tarde de ontem o Sindicato dos Bancários de Lins, que também abrange Penápolis, informou que apenas a agência do Bradesco ainda permanecia aberta. O movimento iniciou na última sexta-feira (20), quando as duas agências do Banco do Brasil e do Santander paralisaram os trabalhos. Os funcionários da Caixa Econômica Federal realizaram uma assembleia interna e decidiram pela adesão ao movimento grevista. As agências do Baco Itaú e HSBC também aderiram ao movimento e paralisaram os atendimentos. Segundo o secretário geral do Sindicato dos Bancários, José Luiz do Valle, o Zé Lu, o movimento grevista não tem data para acabar. "Tudo depende do movimento nacional e das negociações com a classe. Todas as manhãs, realizamos assembleias entre os bancários de Penápolis para que fiquem cientes de como está o processo de negociação. Aproveitamos os encontros para sanar determinadas dúvidas e assim deixarmos os bancários por dentro de tudo o que está acontecendo na região e também nos grandes centros", comentou. Por conta da adesão das demais agências da cidade, o movimento tem sido intenso no banco Bradesco a única agência ainda aberta na cidade. Para as pessoas que necessitam realizar pagamentos diversos, as opções são as casas lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos. Outros serviços bancários também podem ser realizados através do autoatendimento, como saques, depósitos e pagamentos diversos. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta que os consumidores não podem utilizar a greve dos bancários como justificativa para não pagar as contas. O órgão orienta os clientes a procurar as empresas prestadoras de serviço, para solicitar alternativas que facilitem a quitação dos débitos, que além dos meios já citados, também pode ser feita através da internet, depósito bancário, entre outros.

 

Início

A decisão dos bancários em parar suas atividades em Penápolis foi tomada em assembleia realizada na última sexta-feira com a presença de representantes do Sindicato, que logo após o encerramento da reunião foram até as agências comunicar a decisão e colocar cartazes anunciando a greve. Segundo o secretário geral, é importante ressaltar para as pessoas que os bancários utilizam a greve para também se manifestar em favor do cliente. Zé Lu disse novamente que uma das reivindicações é contratação de mais funcionários, já que a forma de trabalho hoje, segundo ele, sobrecarrega o bancário e também prejudica o cliente. A greve tem o objetivo de reivindicar aumento salarial e na participação do lucro das empresas.

Os trabalhadores pedem um aumento de 11,93%, 5% de aumento real além da recomposição da inflação do ano passado, que ficou em 5,84%. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oferece reajuste de 6,1%. Entre as reivindicações também estão: melhoria das condições de trabalho, fim das terceirizações e das demissões. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade