Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/01/2007

Avanhandavense cuida da fiscalização dos estádios de futebol em São Paulo

Detalhes Notícia

Formado em educação física, o avanhandavense Ailton Antonio da Silva, 39, é há vários anos o encarregado pela fiscalização que a Federação Paulista de Futebol (FPF) exerce nos estádios de São Paulo e do interior. Ele saiu de Avanhandava em 1985,  após trabalhar por mais de 5 anos em lavoura e depois em cerâmica. Após a formatura, ele conta que quando fazia estágio na Sociedade Esportiva Palmeiras, por gostar muito de futebol, foi convidado para atuar nesta área. 

Atualmente, Ailton é responsável pela fiscalização em jogos das séries A-3, A-2 e A-1 do Paulista, além de campeonatos como Libertadores, Brasileiro e Copa Sul-Americana que acontecem em São Paulo e nos quais a FPF tem a incumbência de cuidar da organização e fiscalização. “Quatro horas antes do jogo cabe à FPF a responsabilidade por uma série de fatores que envolvem o espetáculo. A fiscalização é feita para ver se tudo está de acordo com as normas esportivas e também com o estatuto do torcedor”, revela Ailton.

Conforme ele, um aspecto importante em uma partida é o gramado em que ela vai acontecer. “São observadas uma série de medidas para que árbitro e jogadores possam exercer os seus trabalhos sem nenhuma interferência de aspectos extra-campo, essa é a nossa preocupação e tomando essas precauções a possibilidade das coisas fluírem positivamente é grande”, detalhou, embora diga que algumas vezes algo já tenha dado errado. Ailton comanda dezenas de observadores que atuam em vários jogos de uma mesma rodada. “Tudo é monitorado, é um trabalho de responsabilidade e procuramos ser bastante imparciais na função que exercemos”, comenta o avanhandavense. Contratados pela FPF para desenvolver um trabalho para a entidade, em cada jogo os encarregados passam as informações a seus supervisores. Ailton reconhece que a segurança e fiscalização de um clássico é sempre mais complicada, sendo que a preparação tem início dois dias antes do evento. Para ele, dependendo do momento dos clubes, um clássico é sempre um jogo de risco.  

Segundo Ailton, um dos jogos mais importantes de 2006 em que atuou foi São Paulo x Inter pela Libertadores no Morumbi. Pelo fato da torcida do São Paulo estar lotando os estádios, muitos cuidados foram observados. Ele também atuou na fiscalização de Santos x  Vasco na final do Brasileiro de 2004 em Rio Preto e em centenas de outras partidas de diversos campeonatos.

Após as férias, o retorno das atividades a serviço da FPF será com o início da Copa São Paulo de Juniores no dia 07 e depois com o Paulistão 2007. (OV)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade