Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/11/2006

Avanhandava: Encontro de gestantes destaca importância do aleitamento

Detalhes Notícia

O 8º Encontro de gestantes realizado no Centro de Saúde de Avanhandava reuniu aproximadamente 30 gestantes do município. O programa de atendimento às gestantes foi implantado em 2005, no primeiro semestre da atual administração, sob o comando da doutora Márcia Verginassi e está tendo boa aceitação junto à comunidade. O encontro é promovido em cada mês para que seja possível o acompanhamento das gestantes.

Com a presença da enfermeira Larissa Galinari e de 3 agentes comunitários da Vila Industrial, no encontro foi abordado a importância do aleitamento materno e dos cuidados com a saúde bucal. O prefeito Gino Corbucci Filho e a responsável pelo setor de Saúde, Meire Sinkai Frezarin, também prestigiaram o encontro.

O objetivo, conforme Márcia Verginassi, é prestar orientação preventiva e educativa para as gestantes, bem como a preparação para o nascimento do bebê. As gestantes são orientadas a levar o cartão de vacinação de cada uma delas. Em cada encontro é convidado para falar na palestra um profissional da área de saúde. Em 2005, a relação dos palestrantes incluiu nutricionistas, dentistas e também medico ginecologista. Conforme a coordenadora, o programa tem mostrado avanço, tendo em vista que começou com aproximadamente 15 gestantes. Nos encontros também são distribuídos panfletos educativos, escovas e creme dental adquiridos pela prefeitura, que tem prestado o apoio necessário.   

Na Central Odontológica são reservadas periodicamente duas vagas para o atendimento das gestantes que fazem parte do programa. Além de orientar as gestantes, em 2005 uma das palestrantes também fez demonstrações de exercícios de relaxamento e alguns tipos de massagem benéficas à mulher nessa fase da vida.     

Desde a implantação do programa várias mulheres já receberam uma cesta contendo um kit básico para recém nascido. Os produtos constantes do kit são doados pelo comércio local e por funcionários do setor de Saúde, a quem Márcia Verginassi agradece. A prefeitura também concede lanche e refrigerante às participantes. (AI/PMA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade