Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/12/2017

Atraso: Creche do Gimenes aparenta abandono em sua construção

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em abril a creche escola do Gimenes completará dois anos de atraso em sua entrega, que deveria ter ocorrido em abril de 2016

DA REPORTAGEM

Ainda não será no primeiro semestre de 2018 que as crianças dos Residenciais Gimenes e Benone Soares iniciarão seus estudos na creche escola do bairro. Isso porque a nova unidade permanece com suas obras paradas e a previsão é de que os trabalhos sejam retomados em janeiro, com entrega prevista somente para o segundo semestre do ano que vem.
O problema para as crianças destes bairros já se tornou antigo e por diversas vezes foi mostrado pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS. Ao invés de crianças usando as salas de aula, o que se encontra no local são animais pastando no terreno que foi tomado pelo mato. A obra, iniciada em abril de 2015, tinha custo inicial de R$ quase R$ 1,6 milhão. Ela deveria ter sido concluída um ano depois, mas após outras paralisações, a obra necessita de outras etapas para ser finalizada. A reportagem retornou à creche escola do Gimenes nesta semana. Ninguém foi encontrado no local. 
Por fora, foi possível observar que algumas das salas possuem azulejos, entretanto, falta o serviço de acabamento nas demais, que necessitam passar por finalizações e pintura. Do lado de fora da escola não existe piso de cimento, desta forma, o barro e o mato ainda tomam conta dos arredores. Apesar de terem sido instaladas, as janelas e portas do local ainda não possuem vidros, e a caixa d’água construída na unidade também precisa passar por finalizações.

Pastagem
Quem vê o espaço tem a nítida impressão de que tudo está abandonado. O mato tomou conta da parte de fora e de dentro do terreno, que ainda possui restos de entulhos jogados. Na rua, enfrente a escola, também é possível observar o desrespeito de algumas pessoas que se aproveitam do local para jogar lixo e outros materiais. 
O mato é tanto que algumas pessoas ainda estão usando o espaço para a pastagem de animais. No local, um cavalo foi encontrado em meio ao mato dentro do terreno da escola. O espaço é fechado e nas duas saídas do terreno cercas de arame foram construídas e colocadas justamente para que os animais não fujam.
Enquanto a reportagem estava no local, o dono de um cavalo chegou para pegar o animal. Tranquilamente ele abriu a cerca e entrou no terreno. Alguns minutos depois ele saiu do local com o cavalo e teve o cuidado de fechar novamente a cerca. Questionado, ele alegou que não possui outro lugar para deixar o animal pastando e já que a escola estava abandonada e com mato alto que decidiu deixá-lo no local. Entretanto, ele afirmou que outras pessoas também se utilizam do terreno com a mesma finalidade. Enquanto isso, a diarista Maria Isabel Fernandes da Silva conta que o neto precisa estudar na escola do Jardim Pevi, pois a que fica perto de sua casa, ainda não funciona. “Todos os dias preciso levá-lo ao ponto, onde um ônibus o pega e depois os traz de volta. Fico chateada porque é uma obra que poderia estar sendo usada pelas crianças do bairro, mas que acabam tendo que ir para outros lugares”, disse. Outra revolta dos moradores é com relação ao fato do espaço estar sendo usado por usuários de drogas e também por pessoas que acabam praticando atos obscenos dentro do terreno. 

Retomada
A Prefeitura de Penápolis informou que a Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis (Emurpe) foi contratada no início de dezembro para retomar as obras de construção da creche escola. A previsão é de que com a retomada das obras ocorrendo em janeiro, o prazo para sua conclusão seja de 120 dias, podendo sua inauguração e funcionamento ocorrer em seguida. 
Questionada sobre o espaço estar sendo usado para a pastagem de animais, a prefeitura afirmou que tem conhecimento do fato, mas que deve realizar a limpeza do terreno nos próximos dias, inclusive visando a retomada da obra. A prefeitura reiterou também que as crianças dos bairros Gimenes e Benone Soares estão sendo atendidas por outras unidades escolares e que o transporte para elas está sendo fornecido.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade