Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/12/2006

Atendimento dentário a gestantes e bebês retorna dia 26

Após um período de interrupção do atendimento a gestantes e bebês, o Serviço Municipal de Odontologia de Penápolis retoma o serviço na próxima terça-feira, 26, após às 12h. Este atendimento foi temporariamente suspenso em razão da proibição à distribuição, comércio e uso dos anestésicos Lidostesin (cloridrato de lidocaína 3% + norepinefrina 1:50000) e Lidostesina (cloridrato de lidocaína 2% + norepinefrina 1:100000), feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os referidos anestésicos eram utilizados em procedimentos feitos em gestantes e bebês, porém devido à restrição, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis teve de providenciar substâncias substitutas, assegurando a integridade dos pacientes. A Anvisa adotou a medida após registrar inúmeros casos onde os pacientes apresentaram reações adversas; o Lidostesin, por exemplo, causou convulsão e parada respiratória em uma menina de três anos esta semana em São Bernardo do Campo. Após permanecer em coma alguns dias a paciente morreu.

O Lidostesin e Lidostesina são fabricados pelo Proben – Laboratório de Produtos farmacêuticos e Odontológicos Ltda, de Catanduva/SP.

 

Comunicado

Segundo explicou a chefe do serviço, a cirurgiã dentista Selma Gleide Ayub, a equipe da Clínica Odontológica Municipal recebeu o comunicado de suspensão do uso dos anestésicos através do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária no último dia 27 de novembro, logo após a Assessoria de Imprensa da Anvisa noticiar o fato no site do Ministério da Saúde.

“Graças a Deus nunca tivemos nenhum caso parecido, mas mesmo assim, após a Agência Nacional determinar que os medicamentos não poderiam ser usados, suspendemos as aplicações imediatamente. Fomos prontamente informados pela Vigilância Sanitária local, assim como todos os demais consultórios dentários da cidade também estão sendo cientificados” – comentou Selma. “Interrompemos o atendimento e iniciamos uma pesquisa para efetuar a compra de outro anestésico que pudesse ser usado com segurança neste grupo de pacientes. Consultamos inclusive os profissionais do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba acerca destes medicamentos” – acrescentou.

“Desta forma a Prefeitura Municipal efetuou a compra de novo anestésico e estaremos normalizando o atendimento na semana que vem”. Selma Ayub tranqüilizou os usuários: “Não há nenhum risco para quem for atendido na Clínica Municipal e necessitar de anestesia. Tomamos todas as providências necessárias para garantir o bom atendimento à nossa população, respeitando todas as determinações da Anvisa e efetuando a substituição da substância em questão” – concluiu. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade