Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/05/2013

Alunos de Penápolis já devem se inscrever no Enem 2013

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Em 2012 a movimentação de alunos foi grande nas escolas em que foram aplicadas as provas do Enem

DA REPORTAGEM

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já está realizando as inscrições para o exame deste ano que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. Os interessados em prestarem as provas devem realizar suas inscrições até as 23h59 do dia 27 de maio. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e custam R$ 35.

O site para que o candidato tenha sua inscrição efetivada é o www.inep.gov.br. Segundo a supervisora de ensino Vera Lúcia Bachiega Zambrosi, na região de Penápolis mais de 1,3 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio estão aptos a realizar a prova, sendo 1,1 mil da rede estadual e 200 da rede particular de ensino. Ela enfatizou que é muito importante que o aluno preste a prova, já que através de seus resultados o candidato pode até conseguir vagas em universidades federais, além de outras vantagens.

"O Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, no entanto, nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, UFRN, entre outras", informou.

Além disso, o resultado da prova também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o ‘Ciência sem Fronteiras’.

A taxa cobrada para o candidato se inscrever deve ser paga até 29 de maio. São isentos do pagamento estudantes que vão concluir o ensino médio em 2013 em escolas da rede pública, bem como aqueles que comprovarem baixa renda. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar, no ato da inscrição, uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

As provas

No sábado, dia 26 de outubro, os candidatos terão 4h30 para responder a noventa questões de múltipla escolha das áreas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, 27, será a vez da redação e das provas de linguagem e matemática, também totalizando noventa questões. O tempo máximo de permanência na sala será de 5h30. O edital do exame é bastante rígido e proíbe o candidato, por exemplo, de levar lápis e borracha para o local de prova; canetas só podem ser pretas e de material transparente. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio. Para este ano, o MEC determinou mudanças importantes na correção da redação. O objetivo da pasta é evitar que candidatos utilizem suas provas para fazer gracinhas e debochar da banca corretora, a exemplos dos estudantes que na última edição escreveram receita de macarrão instantâneo e hino de clube de futebol e conseguiram 560 e 500 pontos, respectivamente.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO ENEM 2013 NO JORNAL IMPRESSO.

 

Por Rafael Machi. Com informações do Inep.

 

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade