Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/06/2015

Alcoólicos Anônimos completa 40 anos em Penápolis

DA REPORTAGEM

O grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A.), de Penápolis, completou neste mês de junho 40 anos de fundação. A ação do grupo visa estabelecer vínculos entre pessoas que se consideram alcoólicos e que desejam, através desta parceria mútua de ajuda voluntária, parar com vício e assim se manter longe do álcool. Segundo um dos membros do atual grupo – que não pode ter seu nome revelado – o A.A. Penápolis teve seus primeiros relatos em junho de 1975, quando a senhora Neusa se tornou coordenadora do primeiro grupo na cidade. Na época, visando estabelecer melhor estrutura, ela procurou um dos freis do Santuário de São Francisco de Assis, Cirilo Bergamasco, que sensibilizado com a atitude dela decidiu ajudá-la oferecendo sua primeira sede localizada aos fundos do salão paroquial, no cruzamento da rua Expedicionário Diogo Garcia Martins com a rua Santa Clara. O primeiro encontro foi marcado por uma palestra ao público com o tema “Alcoólicos Anônimos”. O Grupo Penapolense – como ficou conhecido – era voltado, principalmente, para pacientes do Hospital Espírita João Marchesi. Desde então, muitas pessoas já passaram pelo A.A. de Penápolis buscando ajuda para seus problemas com o alcoolismo. O grupo também passou por diversas sedes, como o Colégio Educandário Coração de Maria, e o Posto de Saúde do cetro da cidade. Hoje as reuniões do A.A. Penápolis acontece todos os sábados, às 19h00, na avenida do Estádio, 932, anexo ao Estádio Municipal Tenente Carriço. Além dos encontros semanais, o grupo realiza também, de forma voluntária, um trabalho junto aos pacientes do Hospital Espírita, ajudando assim no tratamento de pacientes que possuem problemas com as bebidas. O grupo recebe qualquer pessoa em suas reuniões que deseja procurar ajuda para seu tratamento, bastando que ela tenha vontade de participar e compartilhar suas experiências com os demais membros, que sempre atual de forma sigilosa. Visitas também são feitas nas residências de pessoas que possuem problemas com o alcoolismo e que necessitam de ajuda para iniciar seus tratamentos. Para isso, basta que seus familiares procurem o grupo no dia de reunião para informar sobre o caso a ser ajudado. Todos que desejam participar dos encontros do A.A. Penápolis pode procurar a sede no encontro semanal. Não é necessário pagar taxa de inscrição ou mensalidade, pois todo o trabalho é feito de forma voluntária. 

O que é o A.A.
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema com a bebida e queira parar. Por serem todos alcoólicos, eles tem uma compreensão mutua especial. Sabem como essa doença os atinge – e aprenderam como se recuperar do alcoolismo dentro de A.A. Os membros dizem que hoje são alcoólicos – mesmo que não bebam há anos. Eles não dizem que estão “curados”, pois uma vez que a pessoa tenha perdido a possibilidade de controlar a bebida, nunca mais é possível beber controladamente, desta forma ele nunca pode tornar-se um “antigo alcoólico” ou um “ex-alcoólico”, Mas em A.A. ele pode tornar-se um alcoólico sóbrio, em recuperação. Alcoólicos Anônimos iniciou-se em 1935, em Akron, Ohio, com o encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e o Dr. Bob, um cirurgião de Akron. Ambos haviam sido alcoólicos.
Quando Dr. Bob e Bill se conheceram, o encontro produziu no Dr. Bob um efeito imediato. Desta vez encontrava-se cara a cara com um companheiro alcoólico que havia conseguido deixar de beber. Bill insistia que o alcoolismo era uma doença da mente, das emoções e do corpo. Esse fato fora-lhe comunicado pelo Dr. William D. Silkworth, do Hospital Towns, de Nova Iorque, instituição em que Bill fora internado várias vezes. Apesar de médico, o Dr. Bob não tivera conhecimento de que o alcoolismo era uma doença. Bob acabou convencido pelas ideias contundentes de Bill e logo alcançou sua sobriedade, e nunca mais voltou a beber. Ambos começaram a trabalhar com os alcoólicos internados no Hospital Municipal de Akron. Como consequência de seus esforços, logo um paciente alcançou sua sobriedade. Apesar de ainda não existir o nome Alcoólicos Anônimos, esses três homens constituíram o núcleo do primeiro Grupo de A.A. No outono de 1935, o segundo Grupo foi tomando forma gradualmente em Nova Iorque. O terceiro iniciou-se em Cleveland, em 1939. Havia-se gasto mais de quatro anos para conseguir 100 alcoólicos sóbrios, nos três Grupos iniciais.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade