Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2013

Agentes de saúde passam por capacitação com ‘manual’

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O objetivo do curso é o de abordar a maneira como trabalhar com a população os conteúdos contidos na cartilha

DA REPORTAGEM

 

Agentes de saúde de toda a comarca de Penápolis estiveram reunidos na manhã de ontem na Câmara Municipal para um curso explicativo sobre o material publicado pelo Ministério Público de Penápolis referente à saúde.

O "Manual Básico da Saúde Pública – Um guia prático para o cidadão conhecer e garantir os seus direitos" – como é chamado – está em sua segunda edição. A cartilha será impressa e distribuída gratuitamente em Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. Segundo o promotor e um dos autores da cartilha, Adelmo Pinho, o objetivo do curso oferecido aos agentes é o de abordar a maneira como trabalhar com a população os conteúdos contidos no material. "É muito importante que estes agentes passem por uma capacitação para que não somente entreguem o material, mas que seu conteúdo seja esclarecido para a família que o receber, por isso é necessário que o agente saiba o que se trata nesta cartilha", esclareceu.

Também esteve presente no encontro a especialista na área da saúde, Lenise Patrocínio Pires Coelho. "A presença dela também se faz fundamental para que possa trabalhar com os agentes a maneira como devem atuar junto ás famílias atendidas por eles, afinal é através deste agente que é feito a ligação entre a família e os seguimentos da saúde", ressaltou.

O guia contém as principais informações sobre os direitos que as pessoas têm relacionados à saúde pública, esclarecendo dúvidas sobre procedimentos e agilidade dos processos. Foram confeccionados 20 mil exemplares. Além das cidades citadas, o guia também será publicado nas cidades de Araçatuba, Birigui e Cafelândia, a impressão foi custeada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Para o promotor, a receptividade do material tem sido muito positiva por parte dos demais municípios. "Mantivemos contato com os prefeitos da comarca e eles gostaram da ideia, entendo que a cartilha está sendo elaborada com o intuito de orientar a população para que elas conheçam seus direitos junto ao SUS e também suas obrigações, fazendo com que demais dúvidas e determinados procedimentos possam ser tratados diretamente nos setores responsáveis em cada prefeitura, facilitando os atendimentos prestados", enalteceu.

 

Produção e

distribuição

O promotor explicou que o trabalho para a produção do manual durou dois meses e contou com a participação dos promotores, Dório Sampaio Dias, Marcelo Sorrentino Neira, Fabiano Pavan Severiano e Fernando César Burghetti, e da especialista na área da saúde, Lenise Patrocínio Pires Coelho. O projeto tem ganhado reconhecimento nacional. Para tanto a cartilha está entre os 80 trabalhos nacionais e entre os 10 estaduais para concorrer ao Prêmio Innovare, cujos vencedores receberão troféu e menções honrosas, distribuídas nas categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia. O objetivo do prêmio é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. Dentre os assuntos contidos na cartilha estão temas como os direitos da população sobre a saúde pública, o direito á saúde da criança e do adolescente, à gestante, ao idoso, direito ao tratamento odontológico, os deveres do paciente, entre outros.

Para facilitar ainda mais seu entendimento, a maioria dos assuntos tratados na cartilha, são relacionados à Comarca, mas também possui questionamentos sobre o Estado e do País. A expectativa do Ministério Público é de que 17 mil famílias penapolenses recebam o material, além de 1.320 em Braúna, 1.341 em Luiziânia, 1.033 em Alto Alegre, 2.700 em Avanhandava, 1.640 em Barbosa e 1.026 em Glicério.

"Vamos dar prioridades para famílias de baixa renda que são acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social, além de entidades e associações", revelou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade