Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/05/2020

Abril: Penápolis reduz número de roubos e furtos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em abril, Penápolis obteve nova redução no número de crimes como roubos e furtos

DA REPORTAGEM

O município de Penápolis registrou, durante o mês de abril, a diminuição da taxa de roubos e furtos, a menor neste ano de 2020, segundo o que apontou o levantamento mensal da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Além do menor número neste ano, a taxa destes crimes ocorridos na cidade foi ainda menor do que o registrado durante o mês de abril de 2019.
Segundo o levantamento apresentado pela SSP, em abril deste ano, Penápolis teve três roubos registrados pela polícia. O número foi o menor dos obtidos nos três primeiros meses do ano, assim também foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando Penápolis teve oito roubos registrados. 
Ainda dentro dos crimes de roubo, Penápolis manteve zerado os casos de roubo de veículos durante o mês de abril, mantendo média de meses anteriores. Apenas em março a cidade teve um crime desta natureza.
Na mesma linha, a cidade conseguiu, em abril, baixar o número de furtos em geral. Somente no mês passado, foram 21 casos no total, sendo o menor número neste ano. Além disso, o total de furtos ocorridos em abril deste ano também foi menor do que o registrado no mesmo período de 2019, quando 47 crimes de furto haviam ocorrido, segundo os dados estatísticos divulgados.
Apesar da queda considerável nos furtos em geral, a cidade teve um aumento nas ocorrências de furtos de veículos. Somente em abril foram quatro casos, maior número entre os quatro primeiros meses do ano. 
Ainda durante o mês de abril, Penápolis conseguiu reduzir outros crimes, como o de lesão corporal dolosa (quando há intensão), sendo registrados 12 casos, o menor até agora no ano. 
Também foram reduzidos os casos de lesão corporal culposa (sem intenção) por acidente de trânsito. Em abril foram 13 casos, também o menor entre os quatro primeiros meses de 2020. 
A SSP também divulgou que Penápolis registrou um caso de estupro no mês passado, mesmo número no mês anterior.
Nenhum homicídio doloso foi registrado na cidade em abril, assim como também se mantiveram zerados os crimes de tentativa de homicídio. 

Região
A região de Araçatuba fechou o mês de abril com queda nos roubos e furtos em geral, nos roubos de veículos e de carga e nos casos de vítimas de homicídio. As extorsões mediante sequestro também permaneceram zeradas. 
Nos roubos em geral, a queda foi de 34,8%. Os números passaram de 66 em abril de 2019 para 43 no mês passado – 23 a menos. Desde o início da série histórica, em 2001, é a primeira vez que o indicador fica abaixo de 60.
Nos furtos em geral houve diminuição de 27,7% - foram 425 ocorrências no mês passado, contra 588 em abril de 2019. Em números absolutos a queda foi de 163 casos. É a primeira vez que a indicador fica abaixo 500.
No quarto mês do ano a região de Araçatuba apresentou diminuição nos roubos de veículos que caíram pela metade, passando de oito para quatro. Nos furtos de veículo passou de 24 para 37.

Não houve registro de roubo de carga no mês, contra um caso em abril de 2019. Os roubos a banco permaneceram zerados pela 13ª vez consecutiva na série histórica do mês.
Os homicídios caíram de dez para quatro, se comparados os meses de abril de 2019 e 2020. No número de vítimas do indicador a queda foi mais acentuada, passou de 11 para quatro. 
As taxas de homicídio dos últimos 12 meses - de maio de 2019 a abril de 2020 - ficaram em 8,58 casos e 8,70 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes.
O quarto mês do ano apresentou um único boletim de ocorrência de latrocínio, com uma vítima. Em igual período do ano passado, nenhum caso havia sido contabilizado. Os estupros subiram de 11 para 19 no mês. 
Não há registro de extorsão mediante sequestro na região desde que as estatísticas criminais passaram a ser contabilizadas, em 2001.

(Rafael Machi – Com informações SSP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade