Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2019

Abertas inscrições para eleição do Conselho Tutelar

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Penápolis) está tornando público o processo para escolha dos conselheiros do Conselho Tutelar de Penápolis. Interessados em participar da eleição podem se inscrever até o dia 09 de maio, no Protocolo Geral da Prefeitura.
O Protocolo Geral da Prefeitura de Penápolis, localizado no Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, nº 1.400 – Centro). O horário de atendimento é das 8h às 16h. Todos os detalhes do processo de eleição dos conselheiros estão previstos no Edital CMDCA 01/2019, disponível no site da Prefeitura (www. penapolis.sp.gov.br).
O Conselho Tutelar será composto por 05 (cinco) membros titulares e 05 (cinco) membros suplentes, que serão eleitos por voto popular em eleição que acontecerá no dia 6 de outubro. O mandato é de quatro anos, no período de 2020 a 2023. Terão direito a voto os eleitores de Penápolis, em dia com a Justiça Eleitoral. 
Antes da eleição, o candidato deverá apresentar a documentação exigida no edital e participar obrigatoriamente de curso sobre o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), além de avaliação psicológica. O salário do conselheiro é de R$ 2.399,73 e mais cesta básica.

Requisitos
Para se candidatar ao processo de escolha, o interessado deverá ter reconhecida idoneidade moral; ter idade a partir de 21 anos; residir no município de Penápolis há mais de 2 anos; apresentar certificado de conclusão do ensino médio; estar em gozo de seus direitos políticos.
O candidato também deve apresentar declaração de disponibilidade exclusiva para o exercício da função de conselheiro tutelar; ter reconhecida e comprovada experiência no atendimento dos direitos da criança e do adolescente, no mínino de 2 anos; ter perfil psicológico e social adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar, e, estar em pleno gozo das aptidões físicas e mentais para o exercício efetivo da função de conselheiro tutelar. 

Função
Segundo o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Paulo Henrique Sanchez, todo o processo de escolha dos novos conselheiros terá a fiscalização do Ministério Público. 
“Realizaremos um processo, seguindo todas as exigências da lei, para que possamos eleger pessoas comprometidas e preparadas para desempenhar a principal função do Conselho Tutelar que é a proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu Estatuto”, destacou.
“O papel do Conselho Tutelar é agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta”, concluiu o presidente do Conselho.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade