Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2007

99 anos: Banda dos Fuzileiros Navais abre comemoração

Detalhes Notícia

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, do Rio de Janeiro, abriu ontem a festa de comemoração aos 99 anos de Penápolis. A apresentação, anteriormente marcada para acontecer no Estádio Municipal, foi transferida para o Ginásio “Antônio de Castilho Braga" por conta do tempo chuvoso. O evento marcou ainda o início da programação comemorativa ao Centenário da Cidade, que se estenderá até outubro do próximo ano. Após a apresentação da Banda, houve a participação do conjunto Fuzibossa, também formado pelos fuzileiros e que ressalta a música popular brasileira.

Para hoje, a previsão é que a Banda Marcial encerre o tradicional desfile pela Rua Dr. Ramalho Franco, entre a avenida Cunha Cintra e Luís Osório, que terá ainda participação de escolas públicas e particulares e demais grupos. Caso o tempo continue chuvoso pela manhã, o desfile será remarcado para o domingo, 28, sem a participação da banda.

Esta é a segunda vez que a Banda Marcial se apresenta na cidade, tendo participado em 1958 das comemorações dos 49 anos de Penápolis. Para a apresentação deste ano, a organização tentou localizar integrantes presentes nas comemorações da década de 50, mas não conseguiu contato.

Consagrada como uma das mais belas apresentações de bandas marciais do mundo, a participação em Penápolis contará com 114 militares, dos 140 componentes. O capitão de Corveta André Luiz Rodrigues do Nascimento, comandante da Companhia de Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais, disse que a quantidade foi adaptada para o espaço da apresentação. O grupo executa evoluções variadas e com perfeita simetria durante as músicas, executadas com gaitas escocesas, as famosas gaitas de fole, além de bombos, taróis, caixas de guerra, surdos, pratos, pífaros, cornetas de primeira e segunda voz e cornetas-baixo. “Para nós é um orgulho muito grande brindar a cidade com estas apresentações”, comentou o comandante. Também vieram a Penápolis alguns dos mais antigos integrantes da atual formação da banda, sub oficial Fernando Correa da Silva e sub oficial Luiz Carlos Gomes Barboza, e o tenente Natan Silva Sampaio.

O comandante explicou que a corporação divide-se em três grupos, sendo a Banda Marcial com característica sonora voltada para efeitos de instrumentos como trompete e tambores. Há também a Banda Sinfônica, com perfil orquestral, e o conjunto Fuzibossa, de instrumentos como teclado e bateria, além dos vocais. A Fuzibossa conta com 18 músicos e foi formada especialmente para apresentações em eventos sociais e de confraternização do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha.

 

Convite

A vinda da Banda Marcial para a cidade foi solicitada pelo prefeito João Luís dos Santos (PT) diretamente ao comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, em uma viagem a Brasília no início deste ano. O grupo viajou de ônibus por 14 horas até chegar a Penápolis, por volta das 22h30 de terça-feira, e serem hospedados em quatro hotéis da cidade. Na manhã de ontem, foi realizado um ensaio na quadra do Ginásio Municipal para que fossem acertadas as adaptações ao espaço. O ensaio atraiu dezenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos que se encantaram com a música e as coreografias. Ainda na manhã de ontem, os fuzileiros pretendiam fazer uma apresentação pelas ruas da cidade, mas a caminhada foi impedida pela chuva. As refeições do grupo foram feitas na Primeira Igreja Batista e os integrantes foram recebidos pelo pastor Fernando Fernandes. Cerca de 70% do efetivo da banda é composta por evangélicos e o comandante André é pastor responsável pela Igreja Assembléia de Deus, no Parque São Vicente, em Belford Roxo/RJ.

 

Agenda

O grupo deve voltar à cidade em 18 de julho do próximo ano, para a Abertura dos Jogos Regionais, que será disputado em Penápolis. Também existe a possibilidade de participação nas comemorações do Centenário de Araçatuba, a ser completado em dezembro de 2008. Também faz parte da programação do grupo apresentações em São Carlos, Uberaba e Franca, nas próximas semanas. A Banda faria ainda participação na inauguração do Plaza Avenida Shopping, de São José do Rio Preto, comandado pelos penapolenses Francisco e Roberto Colnaghi. A inauguração estava marcada para hoje, mas as obras não foram concluídas. Para o ano que vem, a corporação prepara uma turnê especial em comemoração aos 200 anos do corpo de fuzileiros, cuja banda iniciou as atividades no país com a vinda da família real para o Brasil. (AR)

 

Desfile começa às 08h00

 

O desfile em comemoração aos 99 anos de Penápolis, que tem como tema “Penápolis em ritmo de Centenário”, terá início às 08h00, com a participação de alunos das escolas públicas, privadas, Tiro-de-Guerra e outras instituições. O desfile vai percorrer a Rua Dr. Ramalho Franco, no sentido contrário, entre a avenida Cunha Cintra e Luís Osório, com passagem em frente à Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. A ordem do desfile é a seguinte:

 

1- Banda Municipal Corporação Maestro José Ferreira Leite

2- Tiro de Guerra – Porta Bandeira

3- EEI Leãozinho

4- Apae

5- Secretaria de Educação

6- Emeis

7- Fanfarra Mirim Vila Fátima

8- Centros de Educação Integral

9- Fanfarra Emef Prof. Armelindo Artioli

10- Emef Profª. Elza Nadai Silvino

11- Fanfarra Emef Casa da Amizade

12- Fanfarra Emef Marcos Trench

13- Fanfarra Emef Dr. Mário Sabino

14- Emef Marilena Cipriano Pereira

15- Emef Profª Joana Helena C. Marques

16- EJA / Emef Marcos Trench

17- EE Yone Dias de Aguiar

18- Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis

19- EE Dr. Carlos Sampaio Filho

20- EE Luis Crisóstomo de Oliveira

21- EE Adelino Peters

22- Colégio Franciscano Coração de Maria

23- EE Profª Luiza Maria Bernardes Nory

24- Daep

25- EE Profª Joana Helena C. Marques

26- OCEU

27- Secretaria de Esporte

28- Secretaria de Cultura

29- Bombeiro Mirim

30- Corpo de Bombeiro

31- Polícia Civil

32- Polícia Militar

33- Polícia Ambiental

34- Polícia Rodoviária

35- Tiro de Guerra

36- Fuzileiros

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade