CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
25/10/2007
99 anos: Banda dos Fuzileiros Navais abre comemoração
A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, do Rio de Janeiro, abriu ontem a festa de comemoração aos 99 anos de Penápolis. A apresentação, anteriormente marcada para acontecer no Estádio Municipal, foi transferida para o Ginásio “Antônio de Castilho Braga" por conta do tempo chuvoso. O evento marcou ainda o início da programação comemorativa ao Centenário da Cidade, que se estenderá até outubro do próximo ano. Após a apresentação da Banda, houve a participação do conjunto Fuzibossa, também formado pelos fuzileiros e que ressalta a música popular brasileira.
Para hoje, a previsão é que a Banda Marcial encerre o tradicional desfile pela Rua Dr. Ramalho Franco, entre a avenida Cunha Cintra e Luís Osório, que terá ainda participação de escolas públicas e particulares e demais grupos. Caso o tempo continue chuvoso pela manhã, o desfile será remarcado para o domingo, 28, sem a participação da banda.
Esta é a segunda vez que a Banda Marcial se apresenta na cidade, tendo participado em 1958 das comemorações dos 49 anos de Penápolis. Para a apresentação deste ano, a organização tentou localizar integrantes presentes nas comemorações da década de 50, mas não conseguiu contato.
Consagrada como uma das mais belas apresentações de bandas marciais do mundo, a participação em Penápolis contará com 114 militares, dos 140 componentes. O capitão de Corveta André Luiz Rodrigues do Nascimento, comandante da Companhia de Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais, disse que a quantidade foi adaptada para o espaço da apresentação. O grupo executa evoluções variadas e com perfeita simetria durante as músicas, executadas com gaitas escocesas, as famosas gaitas de fole, além de bombos, taróis, caixas de guerra, surdos, pratos, pífaros, cornetas de primeira e segunda voz e cornetas-baixo. “Para nós é um orgulho muito grande brindar a cidade com estas apresentações”, comentou o comandante. Também vieram a Penápolis alguns dos mais antigos integrantes da atual formação da banda, sub oficial Fernando Correa da Silva e sub oficial Luiz Carlos Gomes Barboza, e o tenente Natan Silva Sampaio.
O comandante explicou que a corporação divide-se em três grupos, sendo a Banda Marcial com característica sonora voltada para efeitos de instrumentos como trompete e tambores. Há também a Banda Sinfônica, com perfil orquestral, e o conjunto Fuzibossa, de instrumentos como teclado e bateria, além dos vocais. A Fuzibossa conta com 18 músicos e foi formada especialmente para apresentações em eventos sociais e de confraternização do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha.
Convite
A vinda da Banda Marcial para a cidade foi solicitada pelo prefeito João Luís dos Santos (PT) diretamente ao comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, em uma viagem a Brasília no início deste ano. O grupo viajou de ônibus por 14 horas até chegar a Penápolis, por volta das 22h30 de terça-feira, e serem hospedados em quatro hotéis da cidade. Na manhã de ontem, foi realizado um ensaio na quadra do Ginásio Municipal para que fossem acertadas as adaptações ao espaço. O ensaio atraiu dezenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos que se encantaram com a música e as coreografias. Ainda na manhã de ontem, os fuzileiros pretendiam fazer uma apresentação pelas ruas da cidade, mas a caminhada foi impedida pela chuva. As refeições do grupo foram feitas na Primeira Igreja Batista e os integrantes foram recebidos pelo pastor Fernando Fernandes. Cerca de 70% do efetivo da banda é composta por evangélicos e o comandante André é pastor responsável pela Igreja Assembléia de Deus, no Parque São Vicente, em Belford Roxo/RJ.
Agenda
O grupo deve voltar à cidade em 18 de julho do próximo ano, para a Abertura dos Jogos Regionais, que será disputado em Penápolis. Também existe a possibilidade de participação nas comemorações do Centenário de Araçatuba, a ser completado em dezembro de 2008. Também faz parte da programação do grupo apresentações em São Carlos, Uberaba e Franca, nas próximas semanas. A Banda faria ainda participação na inauguração do Plaza Avenida Shopping, de São José do Rio Preto, comandado pelos penapolenses Francisco e Roberto Colnaghi. A inauguração estava marcada para hoje, mas as obras não foram concluídas. Para o ano que vem, a corporação prepara uma turnê especial em comemoração aos 200 anos do corpo de fuzileiros, cuja banda iniciou as atividades no país com a vinda da família real para o Brasil. (AR)
Desfile começa às 08h00
O desfile em comemoração aos 99 anos de Penápolis, que tem como tema “Penápolis em ritmo de Centenário”, terá início às 08h00, com a participação de alunos das escolas públicas, privadas, Tiro-de-Guerra e outras instituições. O desfile vai percorrer a Rua Dr. Ramalho Franco, no sentido contrário, entre a avenida Cunha Cintra e Luís Osório, com passagem em frente à Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. A ordem do desfile é a seguinte:
1- Banda Municipal Corporação Maestro José Ferreira Leite
2- Tiro de Guerra – Porta Bandeira
3- EEI Leãozinho
4- Apae
5- Secretaria de Educação
6- Emeis
7- Fanfarra Mirim Vila Fátima
8- Centros de Educação Integral
9- Fanfarra Emef Prof. Armelindo Artioli
10- Emef Profª. Elza Nadai Silvino
11- Fanfarra Emef Casa da Amizade
12- Fanfarra Emef Marcos Trench
13- Fanfarra Emef Dr. Mário Sabino
14- Emef Marilena Cipriano Pereira
15- Emef Profª Joana Helena C. Marques
16- EJA / Emef Marcos Trench
17- EE Yone Dias de Aguiar
18- Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis
19- EE Dr. Carlos Sampaio Filho
20- EE Luis Crisóstomo de Oliveira
21- EE Adelino Peters
22- Colégio Franciscano Coração de Maria
23- EE Profª Luiza Maria Bernardes Nory
24- Daep
25- EE Profª Joana Helena C. Marques
26- OCEU
27- Secretaria de Esporte
28- Secretaria de Cultura
29- Bombeiro Mirim
30- Corpo de Bombeiro
31- Polícia Civil
32- Polícia Militar
33- Polícia Ambiental
34- Polícia Rodoviária
35- Tiro de Guerra
36- Fuzileiros
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.