Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/10/2011

2º Festival Literário é realizado com sucesso em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Cacá Lopes, poeta, cantor e compositor que se apresentou em Penápolis pela segunda vez

Durante uma semana, entre 17 e 22 de outubro, dentro das festividades de aniversário da cidade a comunidade prestigiou, no Centro Cultural de Penápolis Bráulio Sammarco (Praça Nove de Julho) o 2º Festival Literário de Penápolis, que promoveu a exposição de desenhos de artistas penapolenses, reunido trabalhos artísticos, com estilos e técnicas diversificadas. Outra atração foi o varal de Poesia e a Livraria Espaço, onde os visitantes puderam conhecer os lançamentos e as obras dos autores que participaram da feira.
As participações de pedagogos, escritores, arte educadores, professores, ilustradores, cordelistas, jornalistas, entre outros profissionais educadores, levaram ao público que compareceu ao Centro Cultural conhecimentos extraordinários, que foram desde a contação de histórias, roda de leitura, teatro, cordel, palestras, música, recitais de poesias até lançamento de livro.
No encerramento do evento, dia 22, a Praça Nove de Julho viveu o momento de premiação aos vencedores do concurso “Gostou do que Leu?”, o lançamento do livro “Sonetos, Poemas e Poesiasnet”, de autoria do escritor Realino Rich.Ric e o show de Cacá Lopes, poeta, cantor, compositor e arte educador com músicas e cantigas de cordel.
O prefeito João Luís dos Santos, ao encerrar oficialmente o evento, elogiou os projetos culturais promovidos pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação, que resultaram no sucesso do 2º Festival Literário, superando o ano anterior, que também recebeu elogios de visitantes de toda a região. “Hoje, com eventos dessa grandeza, Penápolis é considerada um polo cultural muito importante no Estado de São Paulo e no Brasil”, disse o prefeito.
Ele, juntamente com a primeira dama Renata Buranello Santos, acompanhou os espetáculos e elogiou o nível dos convidados para as apresentações. “São artistas importantes, na cultura nacional, que estão em Penápolis para mostrar seus trabalhos. Cacá Lopes, por exemplo, (sexta-feira, 22) está retornando e isso é muito bom, pois demonstra que nosso projeto cultural é referência nacional”, argumentou o prefeito, bastante otimista em relação ao próximo ano. João Luís também entregou os certificados e prêmios aos participantes do projeto “Gostou do que leu”, quando elogiou a iniciativa das crianças que, voltadas para a leitura, conseguiram conquistar a premiação.
O secretário Municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto Fernandes, disse que o Festival Literário já faz parte do calendário do município. “Ele agrega no incentivo à leitura, porém as atrações não ficam somente na literatura, mas também em outras linguagens culturais como a música, o teatro, a contação de histórias, entre outras”, comentou. Para Beto Fernandes, o Festival atingiu seu objetivo e o município conseguiu trazer o público espontâneo, que gostou e aprovou o evento. “O Festival deu a oportunidade das crianças conhecerem escritores e vários livros”, completou o secretário.
Beto Fernandes aproveita a oportunidade para agradecer a equipe da secretaria por realizar com sucesso, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Literário de Penápolis, que teve ainda participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação, através de vários equipamentos, que está sob o comando do professor Cledivaldo Aparecido Donzelli. Agradeceu ainda as demais secretarias da prefeitura envolvidas neste e em outros projetos culturais, os patrocinadores, colaboradores e apoiadores, destacando o DAEP, SESC-SP, Anglo Penápolis, JK Peças, Viagem Literária, Joanfer Alimentos, Atlântica, Fondelolo, Oficinas Culturais e Governo do Estado de São Paulo. Secom-PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade