Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/06/2012

‘Semana do Trânsito’: Campanha define slogan em concurso com crianças

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Troféus e medalhas são ofertados para as escolas e alunos criadores das três melhores frases

DA REPORTAGEM

 

A Polícia Militar de Penápolis realizou na manhã de ontem a escolha da frase que será tema da 3ª Semana Municipal do Trânsito Seguro, que acontece entre os dias 17 e 23 de setembro na cidade.

O evento contou com a presença de policiais militares que fazem parte da organização e também de representantes da sociedade. 17 escolas municipais, estaduais e particulares, se inscreveram para o concurso, mas antes, cada uma delas fez uma seleção interna com os alunos, escolhendo cinco frases que concorreriam oficialmente, totalizando 85 para serem julgadas pelos jurados. Todos os participantes são alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Entre os itens avaliados estava a coerência, ortografia e criatividade. Durante o processo de julgamento foram selecionadas 10 frases, depois três melhores, e finalmente a vencedora que será o slogan da campanha deste ano, compondo os cartazes de divulgação. A escolhida pelo corpo de jurados foi a do estudante Pedro Henrique Manzano da Silva Lopes, aluno do 5º ano da Emef Armelindo Artioli, com a seguinte frase "No trânsito não tenha pressa: sua vida é o que interessa". Para o 1º Tenente Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, o concurso objetiva incentivar os alunos a participarem do evento. "Desta forma eles já se sentem mais motivados, além disso, começam a aprender sobre o trânsito, já que as frases são educacionais e servem para eles mesmos no dia-a-dia", comentou.

Os alunos autores das frases vencedoras nas três primeiras colocações receberão medalhas e brindes educativos, que também serão ofertados para os criadores das 10 finalistas. As escolas onde estudam os autores das três melhores frases receberão troféus e os professores serão certificados pela participação. Os nomes dos demais vencedores serão divulgados na próxima semana para as escolas através da Polícia Militar.

 

Campanha

A Semana Municipal do Trânsito Seguro tem o objetivo de despertar nas crianças participantes, seja na condição de pedestre, ciclista ou como passageiro, noções básicas de trânsito, como fazer a correta utilização da faixa de pedestres, a importância do cinto de segurança, também para os passageiros. As crianças devem respeitar a legislação de trânsito, quando a pé ou de bicicleta. Durante a campanha as crianças participam de palestras nas próprias escolas, onde apreendem sobre os riscos gerados pelo desrespeito a legislação e a sinalização de trânsito, embutindo assim, valores positivos e provocando a reflexão sobre o comportamento de cada um no trânsito aos futuros motoristas. Depois de toda a orientação, as próprias crianças vão às ruas para orientar os motoristas.

Na oportunidade, centenas de condutores são orientados, e recebem materiais, como panfletos e cartilhas contendo informações sobre as normas e a conduta correta no trânsito, bem como a autuação simbólica feita pelas crianças, sem o pagamento de multas, mas com a criação da consciência dos motoristas. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade