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CIDADE & REGIÃO

23/03/2014

‘Qualidade’ é palavra chave para consumidores

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Consumidores estão cada vez mais exigentes na qualidade dos produtos que estão levando pra casa

DA REPORTAGEM

O mercado atual revela um novo perfil de consumidor, está mais consciente de seus direitos e busca a melhor relação custo-benefício. Empresas disputam sua atenção e sua fidelidade, baseadas em pesquisas e estudos cada vez mais interativos. Mais do que um preço justo, hoje o consumidor valoriza a qualidade e atendimento prestado. Isso se reflete nos chamados “novos consumidores”, jovens, entre 18 e 32 anos. Esta faixa etária se revelou com um potencial consumidor e também como um dos mais exigentes no momento das compras. Entre os principais itens avaliados na hora de fechar um negócio está a qualidade, o preço e as vantagens oferecidas pela loja no caso de um eletrodoméstico, por exemplo, como a garantia. O vendedor também está no conceito desta classe consumidora. O com atendimento tem se tornado cada vez mais exigido para que o cliente realize a compra em determinado estabelecimento e também para que ele volte em futuras compras. Estes são alguns dos itens exigidos pela publicitária Natália Domazeli de Oliveira. Para ela a qualidade do produto deve estar em primeiro lugar. “Quando vou comprar uma roupa, por exemplo, gosto de ver a qualidade do tecido, se ela me deixa confortável e outros itens. Acho que em primeiro lugar você tem que se sentir bem com aquilo que você está comprando e usando”, comentou. A compra de um aparelho eletrônico também é muito bem avaliada pela publicitária. “Gosto muito de comprar aparelhos tecnológicos; celular, por exemplo, estou sempre trocando. Na hora de comprar sempre avalio quais itens o aparelho possui para adquirir algo mais moderno e que atenda minhas necessidades”, ressaltou. Questionada sobre o preço, Natália explicou que para ela vale a pena pagar mais caro por um produto de qualidade. “É tão comum vermos pessoas reclamando de mercadorias que deram algum problema quando não deveriam e muitas vezes gera uma grande dor de cabeça ao consumidor. Prefiro pagar mais caro em um produto, que sei de sua procedência e que a qualidade atinge minha expectativa”, enfatizou. Se por um lado existem os consumidores que prezam pela qualidade, por outro existem os que não prestam tanta atenção no que estão levando para casa. É o que acontece com Wilson Roberto Vieira Nunes. Ele revelou que na hora de ir ao mercado nem sempre presta atenção na hora de escolher. “Se tenho que comprar produtos de limpeza, por exemplo, simplesmente vou lá e pego, sem ficar vendo marca ou se o produto é ou não de qualidade, acho mais prático na hora da compra”, revelou. A falta de atenção na hora de ver a qualidade já fez Wilson levar lata de massa de tomate vencida para casa. “Somente quando fui usar é que percebi que estava vencido. Não reclamei, pois foi falta de atenção minha acabei deixando passar”, disse. Ele revela que também é assim na hora de comprar uma roupa ou até mesmo um eletrodoméstico, mas entre tantos produtos ele revelou que um ele escolhe à dedo: o tênis. “Gosto muito, então sempre acabo prezando pela qualidade, olho os detalhes, se não há defeitos e aí sim compro o que desejo, muitas vezes sem me preocupar tanto com o preço”, comentou. 

Cuidados
Seja o cliente atento ou não à qualidade, é importante sempre prestar bastante atenção na mercadoria que está levando para casa. Isso pode evitar que o cliente seja enganado ou prejudicado na hora da compra. Segundo o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) algumas dicas simples e orientações são bastante úteis para consumo consciente e sem danos aos consumidores e comerciantes. Para o delegado regional do IPEM-SP em Araçatuba, José Carlos Palmieri, o consumidor deve estar atento aos detalhes, conhecer seus direitos e exigi-los antes de se sentir lesado. Prezar pela qualidade e segurança dos produtos estimula o consumo consciente e ajuda a combater fraudes e irregularidades no comércio. Segundo ele, todo produto embalado sem a presença do consumidor – seja pelo fabricante ou pelo ponto de venda, os chamados itens pré-medidos, devem apresentar, de forma visível, as informações sobre a quantidade, peso, volume e dimensão do produto. O consumidor tem o direito de saber o que está levando para casa e pagar o preço justo por isso. Nos alimentos, por exemplo, é importante verificar se o indicado na embalagem corresponde ao que está sendo levado para casa utilizando uma balança do ponto de venda para a conferência. Se o valor for menor ou igual ao conteúdo nominal descrito na embalagem, o consumidor está sendo prejudicado, pois o peso da embalagem deve ser sempre, descontado. Vale destacar que as balanças (assim como outros instrumentos de medição, incluindo medidores de pressão arterial, metros comerciais, radares e bafômetros) também passam por aferição, portanto, devem apresentar selo do Inmetro com o ano de validade da última verificação feita pelos fiscais do IPEM-SP. Além disso, antes de iniciar a pesagem, o equipamento deve indicar zero no mostrador, estar limpo e seco e ter descontado o valor da tara (peso da embalagem). Outros produtos pré-medidos, como perfumaria (shampoo, protetor solar, cremes, sabonetes), material escolar (cola, glíter, papel sulfite, cadernos, canetas), artigos de higiene (papel-higiênico, amaciante de roupas, desinfetantes) também merecem atenção. Segundo o IPEM, nestes casos, como nem sempre é possível ao consumidor certificar-se de que o conteúdo corresponde ao indicado na embalagem, a pessoa que desconfiar pode registrar uma denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP. No caso dos brinquedos, duas questões são de fundamental importância na hora da compra: a presença de classificação etária indicativa e o selo do Inmetro. Se os dados não estiverem contemplados, o melhor a fazer é não adquirir o produto. 

Gás e eletrodomésticos
Os botijões de gás também merecem atenção especial. Além de checar a presença do selo NBR, o consumidor deve recusar botijões enferrujados, amassados ou com as alças soltas. O lacre de quem envasou o produto necessita estar intacto, assim como o nome da empresa que entrega o botijão deve ser o mesmo que está impresso no recipiente. Para aquisição de eletrodomésticos, é importante que o consumidor verifique a presença do selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), que é obrigatório, para produtos como geladeira, máquina de lavar roupa e forno micro-ondas. Este selo é importante para que o consumidor possa checar a indicação de eficiência energética do item, além de já conter o selo do Inmetro, que atesta a sua segurança. O IPEM-SP tem intensificado a fiscalização de produtos a fim de garantir que os consumidores estejam seguros em fazer suas compras de acordo com as normas nacionais. O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP para solicitar a avaliação do item, por meio do site www.ipemsp.com.br ou do telefone 0800 0130522  e do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

(Rafael Machi)

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