Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/07/2011

“Praça do Idoso” é construída no Parque Aquático

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Renata Santos e Roberto Carlos Calez, no Parque Aquático, local da instalação dos equipamentos da “Praça do idoso”

A primeira dama do município Renata Santos e presidente do Fundo Social de Solidariedade e o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Roberto Carlos Calez acompanharam a instalação dos equipamentos da “Praça do Idoso”, no Parque Aquático “Dirceu Gastão dos Santos Peters”, que ficará sob a responsabilidade do Fundo Social de Penápolis, coordenado por Renata Santos. Para Calez, responsável pelo centro esportivo, esse é mais um espaço de lazer colocado à disposição da população, com atendimento específico para os idosos. “A cidade tem muitas pessoas nessa faixa etária e algumas delas não tinham, até agora, um local para a pratica de exercícios”, disse o secretário, explicando que, de acordo com o projeto, a Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista.
O projeto, viabilizado através de convênio assinado pelo prefeito João Luís dos Santos em audiência no Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, tem como objetivo melhorar o equilíbrio e a marcha, fortalecer a musculatura proximal de membros inferiores, melhorar a amplitude articular e aumentar a flexibilidade muscular.
“A Praça de Exercícios do Idoso em Penápolis terá recursos na ordem de R$ 15 mil, sendo um projeto importante para a cidade, especialmente para a terceira idade, que terá um espaço para a prática de exercícios e atividades correlacionadas”, informou a presidente do Fundo Social, Renata Santos. Para ela, o principal objetivo é a prevenção de quedas dos idosos, além de evitar acidentes e traumas físicos.

Projeto
A Praça de Exercícios do Idoso, conforme projeto aplicado em várias cidades do Estado, é composta de seis estações, com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção, conforme segue:
- Estação de Barras Paralelas (facilita a marcha e melhora o equilíbrio);
- Estação Senta-Levanta (fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento);
- Estação Rampa-Escada (aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento);
- Estação Ergometria (melhora e mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas);
- Estação Placa Giratória (melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço) e
- Estação Escada para Dedos (melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço).

Estatísticas
O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de São Paulo levou em consideração estudos relacionados ao envelhecimento e suas conseqüências para elaborar esse projeto. Esses estudos levaram em consideração que, ao envelhecer, ocorrem diversas mudanças no organismo que o predispõem à queda, como fraqueza muscular de membros inferiores, alterações do equilíbrio, diminuição dos reflexos, alterações da marcha, entre outras. A recorrência das quedas na população idosa acarreta restrições funcionais seguida de isolamento social, podendo piorar estado pré-existente, cardiovascular ou de depressão. No Brasil 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, cuja frequência aumenta com a idade. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa.  Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade