Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/08/2007

"Mergulhando na Leitura" é lançado pela Educação

Detalhes Notícia

O Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana ficou repleto de crianças, alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), no lançamento, na manhã de ontem, do projeto educacional "Mergulhando na Leitura". Desenvolvido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis, o projeto visa despertar nas crianças o hábito da leitura. As crianças presentes assistiram uma peça teatral, conheceram o mascote do projeto e receberam o Guia de Leitura, uma cartilha que mostra os benefícios da leitura.

A professora Neira Maria Pereira Pinheiro, chefe do Serviço de Pré-Escola da Prefeitura explicou que o projeto quer fazer do livro um mecanismo que ajude a criança a criar e a construir idéias. "Queremos que o livro seja um companheiro de todos os dias para a criança. Mesmo que ela ainda não leia, pode estimular sua criatividade e imaginação através das ilustrações e situações apresentadas pelos professores, que trabalharão cada uma das histórias em sala de aula", disse.

 

Atividades

A solenidade de lançamento do projeto Mergulhando na Leitura contou com várias atividades, como a apresentação da peça teatral A Bela e a Fera, com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Orentino Martins. A apresentação é resultado de um projeto de leitura desenvolvido em sala de aula pela professora Doralice de Souza Návia, com alunos de quatro a seis anos daquela unidade escolar. Também foi apresentado às crianças o personagem "Guto", mascote do projeto, que foi interpretado por Daniel Dhenis, estagiário da Secretaria de Cultura. O personagem, segundo Neira, foi criado a partir do poema "Melhor Amigo", de autoria de Reinaldo Cozer, que faz referência a Gutemberg, o inventor da imprensa.

Após as apresentações foi entregue simbolicamente a um aluno de cada Emei presente, a sacolinha com o Guia de Leitura. Todos os alunos das pré-escolas municipais receberão a cartilha tem desenhos dos ilustradores Sami e Bill e que retrata o personagem Guto em situações onde o livro é o foco principal.

As sacolinhas, confeccionadas em tecido e pintadas a mão com motivos infantis serão utilizadas pelos alunos para levarem para casa os livros emprestados na biblioteca das unidades escolares. "Pretendemos, com o empréstimo dos livros, que a criança construa o sentido de responsabilidade, levando os livros para casa e zelando para devolvê-los em perfeito estado, possibilitando que os colegas também possam usufruir da leitura" - explicou Neira. Para o desenvolvimento do projeto a Secretaria de Educação adquiriu cerca de 300 livros, com histórias infantis de autores consagrados, num investimento de aproximadamente R$ 4 mil.  Já as sacolinhas foram confeccionadas pelas alunas do curso de pintura em tecido do Centro de Aprendizagem e Treinamento (CAT) da Prefeitura de Penápolis.  Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade