Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/08/2018

"Dia D" de Vacinação: Crianças podem se vacinar contra pólio e sarampo neste sábado

Neste sábado (04), todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para o Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Devem se vacinar crianças entre 01 e 04 anos de idade. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação. O horário de atendimento será das 07 às 17h.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que todos os pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinar. Segundo o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, o Brasil já registrou casos positivos das doenças. “Temos registrado, assim como em todo país, um baixo índice de vacinação. Por isso, temos observado um crescimento nos registros dessas doenças”, alertou.
“É necessário que pais e responsáveis se conscientizem em proteger suas crianças através da vacinação. Todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são totalmente seguras e protegem contra diversas doenças graves. A responsabilidade de proteger as crianças é de todos, não devemos nos descuidar da prevenção”, acrescentou o secretário.

Campanha
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizada no período de 04 a 31 de agosto. De segunda a sexta feira a vacina estará disponível nas Macros I, II e III para crianças entre 01 e 04 anos de idade. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
Nas unidades de saúde, a vacinação está disponível normalmente durante todo o ano. Para crianças e adultos de 1 a 29 anos de idade, a vacinação é realizada em duas doses. Já para adultos acima de 30 anos, a dose é única. 

Doenças
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. Nesta campanha as crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente. 
A poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino, e atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade