Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/09/2012

“Cooperação e Competição”: Educação promove palestra sobre sustentabilidade ambiental

Secom-PMP
Detalhes Notícia
De acordo com o palestrante Fernando Augusto de Souza, o programa visa desenvolver a consciência ambiental de cada cidadão

A Secretaria Municipal de Educação realizou na semana passada uma palestra no Teatro Lúmine sobre Sustentabilidade Ambiental, contando com a presença dos professores do Ensino Fundamental, pais de alunos e também de alguns professores da Educação Infantil.

A palestra com o tema "Cooperação e Competição" foi ministrada pelo Dr. Fernando Augusto de Souza, que é coordenador Geral dos Programas Sócio-ambientais da Fundação Mokiti Okada. O evento integra as atividades do projeto "Educando para a Sustentabilidade: Horta na Escola" que é desenvolvido desde março como projeto piloto na Emef Elza Nadai Silvino, por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Mokiti Okada.

Durante a palestra o Dr. Fernando Augusto de Souza falou sobre as ações competitivas e cooperativa, sendo a primeira muito mais restrita, pois trata-se apenas do indivíduo; e a segunda mais ampla, abrangendo um grupo. E que a opinião e ações de cada indivíduo, podem influenciar na sociedade como um todo.

De acordo com o palestrante, o programa visa desenvolver a consciência cidadã ambiental, passando pelas escolhas de cada um. "As pessoas precisam pensar a sociedade de forma diferente. Contrapondo o fast food, os italianos, por exemplo, já pensam o slow food, que é comer devagar e plantar o que se vai comer. Isso também é sustentabilidade ambiental", explicou.

Dr. Fernando Augusto de Souza também citou o exemplo de ação cooperativa entre alunos de uma escola de São Paulo que criaram um viveiro de mudas e que atualmente são vendidas para reflorestamento. "Com o espírito de cooperação é possível garantir a sustentabilidade ambiental e ao mesmo tempo obter uma fonte de renda alternativa", concluiu.

 

Homenagem

Antes da palestra, a Secretaria de Educação fez uma homenagem aos familiares do saudoso produtor rural Rogério Marins, convidando a senhora Elaine Miranda Arruda Marins Jesus (esposa) e João Vitor Arruda Marins de Jesus (filho). Rogério Marins faleceu no início deste ano, mas foi um grande incentivador do projeto Educando para a Sustentabilidade: Horta na Escola, inclusive mediou a parceria firmada entre a Secretaria de Educação e a Fundação Mokiti Okada e também contribuiu desde o início com as atividade desenvolvidas na Emef Elza Nadai Silvino, no Jardim Pevi. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade