Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/03/2012

08 DE MARÇO: Presidente do Conselho da Mulher comenta data especial

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher fala sobre as conquistas delas nos últimos anos

DA REPORTAGEM

Hoje – 08 de março – comemora-se o Dia Internacional da Mulher, e diversas homenagens serão feitas para valorizar as conquistas delas junto à sociedade. Visando valorizar a mulher penapolense, foi criado na cidade em 2011, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que atualmente é presidido pela empresária e professora mestre, Célia Catharina Modena Gonçalves. Segundo ela, o objetivo deste conselho é identificar os problemas que afligem as mulheres, como por exemplo, a violência sofrida nos lares. “Sempre procuramos defender a mulher quando há a desigualdade no trabalho ou perante a sociedade, o que procuramos fazer é servir de mediadores entre a comunidade e o poder executivo”, comentou. De acordo com Célia, a mulher passou por muitas transformações benéficas que as valorizaram diante da sociedade. Ela conta que esta luta começou em grandes indústrias instaladas do País, mas que ainda sofriam grande preconceito, já que serviam apenas de mão de obra barata, não recebendo a devida remuneração da época. Após várias reivindicações, as mulheres conquistaram o direito de trabalhar na área da educação, dando aulas em pequenas escolas. “Mesmo assim não era qualquer uma  que tinha esse direito, sendo apenas filhas de grandes fazendeiros ou de industriários, pois a educação antigamente era muito restrita”, ressaltou. Segundo Célia, a mulher hoje possui muitas melhorias, porém, ainda faltam quesitos que fariam com que ela obtivesse mais respeito. Ela ressalta a questão da violência, que mesmo bastante discutida ainda merece alguns cuidados extras. “Para a violência doméstica, por exemplo, ainda faltam políticas e leis que realmente ofereçam punições severas, para que a mulher se sinta encorajada a realizar a denúncia sem sofrer consequências mais graves no futuro”, explicou.

Sensualidade
Outro assunto discutido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi com relação à exposição e o uso da sensualidade feminina nas mídias televisivas e na internet. Célia acredita que a mídia, hoje, apenas retrata aquilo que a população quer ver. “Tudo isso já vem de tempos antigos onde a mulher começou a ser usada como símbolo sexual, o que habituou a população, principalmente masculina, a ter este tipo de imagem em programas e comerciais, com isso se tornou uma espécie de hábito e vem sendo retratada a imagem de mulheres com apelos sexuais até hoje”, informou. Outra questão preocupante para a presidente do conselho é com a imagem de modelos. Ela conta que a forma como o corpo delas é explorado serve como uma má influência para as meninas de hoje. “Uma modelo precisa ter um corpo ‘padrão’ para conseguir uma boa imagem diante das passarelas, são cada vez mais magros; o que influência negativamente para as novas gerações, que gostam de imitá-las e desejam fazer sucesso no mudo da moda.

Penápolis
A mulher penapolense, segundo Célia, vem se mostrando bastante arrojada. Ela ressalta que a luta por seus direitos e a rotina diária de superação valoriza ainda mais a penapolense. “Basta pegarmos bons exemplos de superação, como a mulher que levanta ainda na madrugada para ir ao canavial trabalhar duramente durante o dia todo; a empregada doméstica que cuida do seu lar e de outras famílias, e até na política onde temos o exemplo de mulheres que conseguiram seu espaço nos poderes Legislativo e Executivo”, comentou. Célia finaliza enfatizando a luta da mulher por seus direitos e as conquistas das penapolenses. “As mulheres estão de parabéns por tudo o que vem conquistando, fazendo valer seus direitos e tendo uma melhor posição perante a sociedade. Desta forma conseguiremos um País mais justo e igualitário”, finalizou. Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade