Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

16/03/2021

Rio Preto: lockdown proíbe abastecimento de veículos particulares e venda de bebidas alcoólicas

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Restrições valem até dia 31 e terão duas fases

A Prefeitura de Rio Preto fez uma live nesta terça-feira (16) para explicar como funcionará o lockdown na cidade. A medida, indicada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, começa a valer a partir da 0h desta quarta-feira (17) e será dividida em duas fases: a primeira extremamente restritiva e a segunda com pequenas alterações no funcionamento de serviços fundamentais para a cidade. Além de Rio Preto, pelo menos 12 cidades da região também aderiram às restrições.

"O momento é, talvez, o mais difícil da vida do nosso país e da humanidade, tendo em vista esta pandemia que assolou o planeta Terra. E exige de todos nós ​este momento, espírito de profunda colaboração, de solidariedade. Os hospitais, as UBSs, as UPAs estão todas elas lotadas. E é preciso, portanto, agir para que nós venhamos a salvar vidas. Este é o propósito deste momento", disse o prefeito da cidade, Edinho Araújo.

"Procuramos evitar de todas as maneiras para que esse momento chegasse. Expandimos leitos, saímos de 66 para 220 leitos, fomos ampliando, sempre fomos mais restritivos do que o estado de SP nas suas normatizações. Chegou o momento que não é possível abrir mais leitos porque não temos equipamentos, medicamentos e recursos humanos para isso. Chegou o momento em que nossa restrição chegou ao limite máximo. Daqui para frente, é apenas lockdown. Ninguém quer fazer lockdown como primeira escolha, estamos fazendo como última escolha", afirmou o secretário de Saúde, Adenis Borim.

DUAS FASES

Borim explicou que os primeiros cinco dias do lockdown rio-pretense serão extremamente restritivos para que as autoridades consigam diminuir o máximo a circulação viral.

"A partir do sexto dia, só vão funcionar com coisas extremamente essenciais para que se mantenha o abastecimento, a limpeza dos locais e assim por diante. O lockdown foi dividido em duas fases, mas, até dia 31 de março, estamos em lockdown".

O decreto fechará supermercados e restaurantes, mas será permitido o funcionamento por meio de delivery. O transporte coletivo também não funciona até domingo (21). A partir de segunda-feira (22), o transporte, inicialmente, volta a funcionar.

Só poderão abastecer seus veículos, profissionais que tenham um documento - que poderá ser impresso no site da prefeitura - que confirme a utilização de seus carros particulares para fins profissionais. A ideia é proibir a circulação de pessoas em carros de passeio pela cidade.

As principais proibições durante o período são: circulação de pessoas pela cidade, exceto para trabalho ou busca pelos serviços de saúde - inclusive em condomínios e clubes -, comercialização ou consumo de bebidas alcoólicas e visitas em cemitérios. A cidade terá fiscalização das autoridades de segurança e o descumprimento das normas está sujeito a multa. Quem for flagrado com bebidas alcoólicas no veículo, terá os produtos apreendidos e será multado. No caso dos estabelecimentos, quem comercializar bebidas alcoólicas pode ter o local lacrado e, se for reincidente, fechado de forma definitiva.

A pasta exibiu, na live, gráficos que comprovam o crescimento considerável do número de casos e mortes por covid, confirmando a chegada da segunda onda da pandemia. "É assustador ver o número de óbitos que está acontecendo e cada vez crescendo mais. Precisamos agir", completou.

O decreto completo será liberado no site da Prefeitura de Rio Preto nesta terça-feira. (Com SBT Interior)

VEJA TODAS AS NOTíCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade