Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

04/09/2019

Na rota da cultura regional

Imagem/skokka.com
Detalhes Notícia

O Estado de São Paulo é grandioso. Reúne as mais importantes cidades do interior conhecidas pelos alto índice de qualidade de vida quando comparadas às outras cidades com os mesmos aspectos geográficos ou populacionais em outros Estados.

Uma dessas cidades é de fácil acesso e de grande importância pelo acervo cultural que apresenta. Bem centralizada e rodeada de algumas cidades consideradas importantes pólos como São José do Rio Preto, Marília, e a poucos quilômetros de Araçatuba, encontra-se Penápolis. 

Não é somente uma referência cultural do interior. Conta com uma ampla produção artística em arte popular, artes plásticas, cinema, dança, literatura, música e teatro. Entre arte naïf, arte sacra, folclore e histórias local e regional, apresenta como lugares mais destacados nacionalmente, os museus devido a essas diferentes tipologias mencionadas. 

Não obstante, no que se refere a música brasileira, é berço da Orquestra Penapolense de Música de Raiz, que divulga e preserva a música caipira. 

Por representar grande importância para o interior dessa região do Estado de São Paulo, Skokka adentrou em alguns detalhes sobre uma cidade que faz a diferença. Oferece diversas opções para ter as melhores companhias com os melhores atrativos que Penápolis abriga!

Aprenda curiosidades em museus renomados 

Conhecer museus é de importância tanto para aprender diversas curiosidades como para aproveitar o tempo livre da melhor maneira. Não somente isso, alguns museus apresentam-se mais acessíveis e adequados para qualquer tipo de público. 

O Museu do Sol é um exemplo de espaço que é considerado visita obrigatória para quem passa por Penápolis, e quem sabe até pela região, ou pelo Estado. É um importante espaço cultural sendo o primeiro da América Latina com o acervo apresentado e é considerado importante museu de Arte Naïf apesar de ter um acervo considerado pequeno. 

Apresenta a particularidade da arte primitiva brasileira demonstrada nas esculturas, entalhes, gravuras e pinturas criada por artistas brasileiros e internacionais. Além de um belíssimo e completo acervo em excelente estado, oferece oficinas em cerâmica dentre outras atividades de integração com a comunidade no piso inferior.

Está instalado em um casarão que encanta pela imponência e pela arquitetura. Os detalhes do piso de madeira é considerado por muito puro luxo! 

Outro importante museu da cidade de Penápolis é o Museu do Folclore. De um lado uma beleza singela, por outro lado completo e cheio de vida, revela a riqueza cultural de um povo.

Pelo nome é fácil entender que neste museu se mantém viva a história do folclore regional e brasileiro. Trata-se de um museu com um acervo riquíssimo. 

A curadora era uma professora reconhecida por ser engajada e preocupada em coletar material para que o acervo disponha de uma ampla visão do folclore e de todos os mitos que envolvem as cidades em volta de Penápolis. Ainda são coletadas atualmente doações para que o acervo seja ainda mais completo. 

Para quem gosta de novidades e inovação, o Museu Memorialista Glaúcia Brandão, sempre traz uma ampla visão e conhecimento. Podem ser vistas objetos e fotografias históricas utilizadas pelos primeiros habitantes dessa região tão rica em história e cultura.

Um espaço com acervo para quem é observador e gosta de descobrir detalhes da história seja como finalidade acadêmica como por simples curiosidade para conhecer um pouco mais de Penápolis e cidades vizinhas.

Casinha de madeira: 1ª casa de Penápolis

Pode parecer um programa estranho, entretanto Penápolis mantém de pé a “primeira casa” construída. Ao longo da história, a construção de madeira desempenhou diferentes funções. Inicialmente era utilizada como residência dos Freis Capuchinhos, em um segundo momento passou a ser escola e também chegou a ser um hospital.

Após a revitalização, o local passou a ser um Centro Cultural que abriga documentos referentes à casa e se aproxima à comunidade regional com ofertas culturais e de lazer. Por isso é um ótimo local para visitar com as melhores companhias!

Um pouco de vinho

O brasileiro tem acesso aos melhores vinhos dos países vizinhos e cada vez mais toma mais “gosto pela coisa” como costumam dizer. E quem não gosta de aproveitar do melhor do vinho que uma feira repleta de entretenimento pode oferecer?

O município de Penápolis conta com uma vinícola que entrou para a lista de produtores de vinhos comerciais do país. Não é para menos que a Festa do Vinho é desejada entre visitantes e habitantes da região. 

É uma ótima opção de evento alternativo para esta região tão movimentada culturalmente e tão… quente! É organizada a colheita, pisa da uva, além de opções de lazer e diversão com shows, danças e músicas típicas da cultura italiana que também marca parte da colonização do Brasil. Eventos para os quais muitos decidem ir com belas acompanhantes de São Paulo para aproveitar ao máximo as férias.

A arquitetura do local chama atenção pelos tijolos à vista e está próximo à cidade. Tem como vistas a mais românticas e belas plantações de uvas para compartilhar dos melhores momentos com as melhores acompanhantes.

Não resta dúvidas que Penápolis é uma ótima opção para visitar para quem está pela região!

por: Julia Santos

VEJA TODAS AS NOTíCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade