Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

23/09/2007

Judô: Renan: “Experiência no mundial foi inigualável”

Detalhes Notícia

O lutador penapolense Breno Renan Buffolin Alves, 22 anos, participou no último final de semana do Campeonato Mundial de Judô, no Rio de Janeiro.

Em visita a redação do Diário de Penápolis na tarde de sexta-feira, 21, ele classificou como inigualável a experiência na competição. “Só pelo fato de eu poder estar lá posso garantir que foi uma glória”, destacou o lutador que iniciou sua trajetória vitoriosa na escolinha mantida pela Prefeitura Municipal de Penápolis.

Sua inscrição, de última hora, ocorreu quando o atleta titular se lesionou e o substituto direto encontrar-se acima do peso. Coube a Confederação Brasileira de Judô e a Comissão Técnica o convocar. “Fiz a conferência de pesagem e como estava dentro do permitido ocorreu a confirmação de minha participação”, lembrou o lutador. Por esta razão o penapolense teve apenas uma semana para se preparar e encarar tão importante competição da qual reuniu os melhores lutadores do mundo. Por sorte ele já estava treinando firme para participar do Campeonato Brasileiro que acontecerá em Brasília no próximo final de semana, o que auxiliou em sua performance. “O mais difícil foi preparar o psicológico, pois receber em cima da hora a informação que iria representar o Brasil no segundo maior campeonato da categoria, a primeira é a Olimpíada, foi uma surpresa muito grande”, lembrou o judoca. A partir de então passou a ocorrer a marcação cerrada de toda Imprensa esportiva do país que o assediou em incontáveis entrevistas.

 

Atletas

Um dos fatores que mais marcou o penapolense foi a possibilidade de conviver com os melhores atletas do mundo. “Também fui muito bem recebido pela equipe brasileira e a comissão técnica me deu todo o apoio que precisava. Eles sabiam que eu estava encarando uma situação difícil”, destacou Breno. Como auto-crítica, ele reconhece que tinha condições de ter ir mais longe na disputa. “Estava numa chave razoável e não posso negar que fiquei um pouco decepcionado com o meu resultado. Mas tenho certeza que muitos bons resultados ainda estão por vir”, previu.

 

Começo

Breno, com seis anos iniciou a carreira na escolinha da Prefeitura Municipal, sendo o professor Minoro seu primeiro técnico. As aulas ocorriam no ginásio de esportes Antonio Castilho Braga e a motivação partiu do irmão mais velho, Allan, que já praticava a modalidade. “Quando o Allan chegou em casa com a primeira medalha conquistada fiquei com ciúmes e decidi também praticar judô. No primeiro campeonato fui vice-campeão”, lembrou o lutador. Na época outro técnico, do Clube Penapolense, Ricardo Nascimento, que atualmente trabalha em Portugal, ao ver a performance dos irmãos decidiu por convidá-los a freqüentar a escolinha do clube. No Clube Penapolense, acumulou uma seqüência de três anos sem conhecer derrota. “Mas, quando ela veio eu tinha nove anos e senti o duro golpe. Até pensei em parar”, confidenciou o lutador. Com 15 anos ocorreu a transferência para o Projeto Futuro, no Ibirapuera, em São Paulo, onde está até hoje. Esta semana o penapolense estará se preparando para a competição em Brasília, quando defenderá o Estado de São Paulo. Já na semana subseqüente participará da primeira seletiva para as Olimpíadas. “Meu sonho agora é de defender o Brasil nas Olimpíadas”, destacou.

Apesar do irmão também ser lutador, Breno afirmou que não existe o hábito de se enfrentarem, mesmo que em treinamento. “Ao final um quer derrubar o outro e o confronto pode terminar em “faísca”, pois nenhum dos dois quer perder. Já na parte técnica um sempre procura ajudar o outro”, finalizou. O esporte, apesar de consistir em combates de corpo-a-corpo, Breno admite que a disciplina é muito grande e, em seu caso, que apresentava um temperamento difícil, serviu para que controlasse os impulsos.

 

Títulos

Titular da Seleção Brasileira Sub-23 (2007)

Pré-Classificado p/ Seletiva das Olimpíadas-2008/Pequim

Medalha de Bronze na Copa do Mundo de Judô-2007 (Belo Horizonte/MG)

Campeão Sul-Americano Sênior-2007 – (Bucaramanga-Colômbia)

Campeão Seletiva Nacional Sub-23/2007 – (Vitória/ES)

Campeão Paulista Sênior-2007 – (Mauá/SP)

Campeão da Copa São Paulo-2007 – (São Paulo/SP)

Campeão Sul-Brasileiro-2007 – (Belo Horizonte/MG)

Campeão dos Jogos Regionais-2007 – (Ubatuba/SP)

Tetra-Campeão Brasileiro Individual

Bi-Campeão Brasileiro por Equipe

Bi-Campeão Brasileiro Universitário

Bi-Campeão Sul-Brasileiro

Hexa-Campeão Paulista

Medalhista Campeonato Pan-Americano Júnior

Medalhista Campeonato Sul-Americano Júnior

Medalhista  Miami Open de Judô (EUA)

Medalhista Jogos Abertos do Interior

Tri-Campeão Jogos Regionais

 

 Equipes que já defendeu

AMEP (Penápolis)

Clube Penapolense

ECUS-Suzano

Judô Clube Mogi das Cruzes

Pindamonhangaba

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade