Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

08/04/2007

Equipes tradicionais estão no grupo 2

Equipes tradicionais do futebol paulista compõem o grupo 2 do Campeonato Paulista 2ª Divisão.

CAP, Internacional de Bebedouro, Barretos, Batatais, Fernandópolis, Guariba, Jabotical e José Bonifácio são os integrantes deste equilibrado grupo da competição estadual. Os quatro melhores colocados garantem vaga à próxima fase.

O jogo de abertura será entre José Bonifácio e Fernandópolis, neste domingo, às 10h00, no estádio Antônio Pereira Braga, em José Bonifácio. Fundado em 1961, os donos da casa só não participaram do Campeonato Paulista nos anos de 98 e 2005. No seu retorno a Segundona em 2006, o José Bonifácio realizou boa campanha, mas não conseguiu passar pela primeira fase. O seu adversário, Fernandópolis, já conquistou acesso à Série A-3 do Paulistão. Fundada em 1971, a equipe conquistou o direito de disputar a Série A-3 em 94, onde disputou dois anos consecutivos o torneio. Porém, em 96, foi rebaixada novamente e até hoje disputa a 2ª Divisão. Para voltar aos tempos de conquistas, o clube trouxe de volta o presidente Jesus Moretti.

Equipe que quase conquistou o acesso nos dois últimos anos, o CAP espera melhor sorte nesta temporada. Em 2005 o clube chegou ao quadrangular final, porém foi vencido por São Carlos e São Bernardo que ficaram com as vagas, enquanto em 2006, a equipe caiu na 2ª fase do torneio. O primeiro passo na busca pelo acesso será contra o Batatais, neste domingo, às 10h00, no estádio Tenente Carrico, em Penápolis. Por outro lado, o Batatais, com a tradição de ser uma das primeiras equipes do interior paulista a disputar um campeonato profissional, quer voltar a brilhar no futebol. Fundado em 1949, o clube não realizou boa campanha no ano passado e agora investe em estrutura para conquistar o acesso. A diretoria investiu na reforma do estádio Oswaldo Scatena e nos alojamentos do clube.

Outra partida interessante promete ser entre Guariba e Inter de Bebedouro, também neste domingo, às 10h00, no estádio Domingos Baldan, em Guariba. Após ficar 15 anos afastado das competições oficiais, o Guariba retornou em 2006 e quase conquistou a vaga para a segunda fase. Em situação parecida está seu adversário Inter de Bebedouro. Após disputar a Série A-3 em 2004 e pedir licença a FPF por questões financeiras, a equipe volta a disputar a Segundona este ano.

O Jaboticabal, um dos mais antigos do futebol paulista, tem o projeto de comemorar seu centenário com o acesso a Série A-1 do paulista. Fundado em 1911, o projeto da diretoria é profissionalizar a estrutura do clube. Já o Barretos busca voltar rapidamente ao lugar que freqüentou por muitos anos. De 2001 a 2006, a equipe disputou a Série A-3 do paulista. Este jogo foi suspenso pela Federação Paulista de Futebol, já que o Jaboticabal não registrou jogadores suficientes para entrar em campo.

 

2ª Divisão

 

REGULAMENTO

Quarenta e oito times, divididos em 6 grupos vão participar da 2ª Divisão. Na 1ª fase do torneio as equipes se enfrentarão dentro dos grupos em turno e returno, e os quatro melhores classificados avançam à 2ª fase. Em 2007, a competição terá 48 clubes participantes, divididos em seis grupos.

Na segunda parte do torneio, as 24 equipes serão divididas em quatro chaves com seis times em cada, e assim como na fase inicial, jogam entre si. As duas melhores classificadas é que seguem para a 3ª fase do campeonato.

Na seqüência, serão formados dois grupos de quatro equipes e os dois melhores de cada um deles terão acesso garantido para a Série A-3 de 2008. A melhor equipe de cada grupo ainda fará uma disputa pela taça do torneio. Em partidas de ida e volta, os dois times disputarão quem será o campeão do Campeonato Paulista da 2ª Divisão.

 

HISTÓRIA

Da recente história da 2ª Divisão, no ano de 2005 as equipes que conseguiram acesso à Série A-3 do Estadual foram: São Carlos, Osvaldo Cruz, São Bernardo e Santacruzense. Já em 2006, os quatro classificados para subirem de divisão foram: União Mogi, Catanduvense, Votoraty e Linense.

No primeiro ano em que foi disputada com esta fórmula e com esta denominação, a 2ª Divisão contava com 40 equipes. No ano seguinte, cinco equipes foram adicionadas à competição e neste ano de 2007, mais três equipes participarão do torneio, totalizando as 48 agremiações. Assim como acontece desde 2005, os times foram divididos regionalmente em seis grupos, o que facilita para os clubes principalmente no transporte, pela proximidade entre as cidades.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade