Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/11/2015

Projeto Piloto Meta 180 reduz em quase 23% o consumo de água

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Ao todo foram instalados 63 redutores de vazão em torneiras, além de 14 esguichos nas mangueiras

Após seis meses do início do Projeto Piloto Meta 180, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) constatou a redução média de 22,95% do consumo de água nas residências participantes do projeto. Em alguns casos, a redução foi de 52,78%.
A iniciativa tem o objetivo de reduzir o consumo de água com a instalação de redutores de vazão em torneiras e esguichos em mangueiras em algumas residências.
Nesta primeira fase do Projeto, foram analisadas 29 residências localizadas nos bairros Village e Jardim Eldorado, onde foram instalados 63 redutores de vazão em torneiras e 14 esguichos nas mangueiras.
Na maioria das residências analisadas foi constatada a redução do consumo de água e a mudança de comportamento do próprio morador.  Não lavar o quintal ou o carro com frequência, reutilizar a água da máquina de lavar roupas, fechar a torneira ao escovar os dentes, foram algumas atitudes adotadas. 

Projeto
De acordo com dados do Daep, a média de consumo de água por habitante em 2014 foi de 225 litros diários. A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza o consumo de 110 litros por pessoa. O Projeto do Daep traz como meta a redução do consumo médio diário de 180 litros.  
O Projeto foi iniciado em outubro de 2014 com a aplicação de uma pesquisa para analisar os hábitos de consumo de água nos locais que fariam parte do Projeto Piloto Meta 180. Posteriormente, foram instalados redutores de vazão, em caráter experimental, em torneiras e esguichos. 
O serviço de instalação e o material  foram custeados pela Autarquia Municipal em conformidade com a Lei Municipal nº 2010/2014 criada para o projeto experimental. Segundo a equipe do Centro de Educação Ambiental, o CEA, o Projeto está alcançando o objetivo de reduzir o consumo de água em Penápolis. 
“Mesmo não enfrentando problemas de abastecimento na cidade, os moradores aderiram a este projeto, reduziram o consumo e principalmente, se conscientizaram em adotar medidas de uso racional da água e preservação dos recursos naturais”, explica a equipe.
Os imóveis participantes do projeto continuam sendo monitoradas pelo Serviço de Rendas do Daep a cada ciclo de leitura. Em uma segunda fase do Projeto, a ideia é ampliar o projeto para outras residências, entidades e clubes de serviço.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade