Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/04/2014

Zeca Monteiro pede implantação de ambulatório para doenças raras

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Zeca Monteiro diz que existem vários casos de pessoas em Penápolis com diagnóstico de doença de Fabry

O vereador Zeca Monteiro (PT), apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde em defesa da implantação  de um ambulatório de especialidades em doenças raras em Penápolis. O petista solicitou estudos para a realização do atendimento na cidade. Segundo ele, após o diagnóstico de doenças raras, o procedimento padrão dos grandes centros geneticistas é encaminhar os pacientes  para início de tratamento mantido pelo governo em suas cidades de origem. Zeca Monteiro considera que em Penápolis existem vários casos de pacientes portadores de doença rara. Ele aponta a doença de Fabry, hereditária, causada por um gene deficiente  do organismo e que  atinge pessoas do sexo masculino e feminino. “Temos significativo número de pacientes com diagnóstico já realizado  e que necessitam iniciar o tratamento o quanto antes”, diz o vereador. 
A doença de Fabry atinge os vasos sanguíneos  do corpo inteiro, os principais sistemas e órgãos, como o  coração, rim e cérebro deixam de funcionar adequadamente, o que pode provocar risco de vida se não houver tratamento a tempo. “É possível a implantação de um ambulatório específico, voltado para o tratamento de doenças raras em nosso município, com local apropriado, bem como a bomba de infusão para a reposição de enzimas, no caso para os portadores  da Doença de Fabry, facilitando  o recebimento  de medicamentos específicos, no tempo adequado, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, diz Zeca Monteiro.

Entidades
Zeca Monteiro também requereu à administração municipal  a antecipação  dos recursos financeiros às entidades, referentes ao repasse da gestão plena do Ministério do Desenvolvimento Social. O recebimento do dinheiro do programa pelo município através do governo federal ocorre só no dia 10. A antecipação dos recursos busca apoiar  as entidades em compromissos, como pagamento do salário dos funcionários.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade