Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2007

Voluntários reestruturam Grupo de Ação Integrada

Detalhes Notícia

O GAI (Grupo de Ação Integrada), voltado a trabalhos de educação e conscientização sobre várias questões sociais, volta a ser formado um ano após o encerramento das atividades.

A retomada dos trabalhos é conseqüência do ciclo de palestras que teve início em maio deste ano com promoção de extintos integrantes. Com a iniciativa, ex-membros passaram a participar das discussões como ouvintes e a se interessar pela volta da programação, que incluía reuniões e palestras em busca de soluções para problemas que atingem a sociedade moderna.

Responsável pela criação do ciclo de palestras, a psicóloga penapolense Ivoni Dias Santana coordenará o novo grupo, que deve agendar uma reunião para as próximas semanas. “Chegamos à conclusão de que o grupo não acabou, apenas se transformou”, comentou ela, “Como temos um trabalho de nove anos e esta programação segue a linha de reflexões a que o grupo sempre se propôs, faltava apenas recolocar a denominação GAI”, explicou.

 

Sucesso

O sucesso dos trabalhos de reflexão foi confirmado com a última palestra desenvolvida pelo grupo, que atraiu centenas de pessoas, entre elas, pais, educadores e profissionais da área da saúde. Durante o encontro, realizado no último sábado no Centro Espírita Discípulos de Jesus, as três horas de palestra não foram suficientes para que o público tirasse todas as suas dúvidas. Na ocasião, a terapeuta Olga Viana aplicou junto ao público exercícios de respiração para possibilitar melhor concentração. Em seguida, a convidada, a psiquiatra e psicanalista Kátia Burle Guimarães, da cidade de Marília, iniciou a palestra, cujo tema foi “Conseqüências da vida moderna na mente e no corpo”.

“Por se tratar de um tema muito amplo, o assunto não se esgotou e as pessoas queriam ouvir mais, o que é muito bom, já que é sinal de que elas estão receptivas”, comemorou Ivone. Diante do interesse pelo tema, o convidado para a próxima palestra do ciclo deverá completar as discussões com as questões tratadas no último evento. “Além de falar sobre o aumento no uso de drogas lícitas e ilícitas, o palestrante vai tratar dos transtornos de ansiedade e do uso de anti-depressivos”, disse a psicóloga. Este próximo encontro está marcado para o dia 10 de novembro e terá como convidado o psiquiatra Dr. Fábio Castro de Pádua, de Marília. Já o último encontro, agendado para março do próximo ano, contará com a presença da psicanalista e doutora em Psicologia Escolar, atuante em Ribeirão Preto, Dr. Maria Bernadete Amêndola de Assis, cuja palestra terá como tema “Família e educador numa sociedade de excessos”.

 

Vagas

Por se tratar de uma programação desenvolvida com o apoio de patrocinadores, cada colaborador recebe uma cota de participação. Já para o público em geral são disponibilizadas cerca de 150 vagas. As inscrições devem ter início no mês de outubro. Como a participação é gratuita, a organização pede que cada pessoa faça a doação de um litro de leite e um quilo de açúcar, a serem doados a alguma instituição da cidade. A palestra do dia 04 arrecadou mais de 200 quilos de cada um destes produtos, divididos entre a Associação Vila da Infância e o Fundo Social de Solidariedade. “Agradeço às pessoas que confiam na capacidade dos profissionais em trazer soluções e reflexões para que tenhamos uma sociedade menos conformada”, agradeceu Ivoni, “Em especial, agradeço ao presidente do Centro Espírita, Mário Abe, por nos ceder o espaço, agregando forças para nosso trabalho”, finalizou a psicóloga. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade