Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/11/2008

Voluntários ensinam a arte da dança para a comunidade

Detalhes Notícia

A Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Cultura oferece gratuitamente Oficina Cultural de Danças para a comunidade, o que foi possível devido a parcerias com professores da área que se dispuseram a ministrar as aulas voluntariamente. “Com essas parcerias, podemos proporcionar novas atividades culturais para a população e ao mesmo tempo divulgar e valorizar o talento desses profissionais”, comentou o secretário municipal de Cultura, Beto Fernandes.

 

Dança de Salão

As aulas de dança de salão são ministradas pelo professor José Eduardo de Oliveira, 29 anos, cuja profissão é leiturista da CPFL, mas tem a dança como uma vocação. Ele conta que procurou a Secretaria de Cultura para oferecer as aulas gratuitamente. “Atualmente, a dança de salão é inacessível à maioria da população, que acredita ser uma atividade elitizada, por isso decidi ensinar a comunidade interessada neste tipo de dança”, explicou. Cerca de 50 alunos participam de sua oficina semanal que tem carga horária de 32 horas e abrange os ritmos arrastapé, xote, bolero, samba de gafieira, samba no pé, merengue e tango. “Ainda estamos no início da oficina e já me surpreendi com o resultado. O pessoal se mostra muito interessado e está em um bom nível de aprendizado”, avaliou. Dudu, como é chamado por seus alunos, também é fundador da Companhia de Dança Corpus Lúminis, de Penápolis.

Dança do Ventre

As aulas de dança do ventre são ministradas pela professora Valéria Rodrigues da Silva, mais conhecida pelo nome artístico Ísis. Cerca de 50 alunos participam da oficina. Há 11 anos a professora já ministrou aulas de Dança do Ventre em diversas cidades, como São Paulo e Curitiba, mas atualmente coordena grupos de dança em Penápolis. Em seu currículo ainda conta o curso internacional Luxor – na Escola de Dança do Ventre de São Paulo. “Estou sempre fazendo cursos em outras cidades para aprimorar meu trabalho”, acrescentou a dançarina.

 

Dança Livre

A Oficina de Dança Livre é coordenada pela professora Angélica Maria Furlanetti, 26 anos, que além da dança livre, também ministra aulas de Ballet e Jazz voluntariamente para crianças e adolescentes. Em atividade na Secretaria de Cultura desde o início do ano, suas turmas chegam a quase 40 alunos que contribuem com uma taxa simbólica que é utilizada na aquisição de figurino e outros adereços nas apresentações. Adolescentes do projeto SOS também têm aulas de dança gratuitas com a professora. Além da Secretaria de Cultura, Angélica Furlanetti ministra aulas de dança no Clube de Campo Lago Azul e na cidade de Braúna, no Projeto Espaço Amigo. No dia 13 de dezembro, às 20h, no Teatro Lúmine acontece a “Mostra de Dança”, em que os alunos da professora Angélica farão apresentações, com participação dos adolescentes do projeto SOS. O ingresso tem preço único de R$ 7,00.

 

Música e Teatro

Além das Oficinas de Dança ministradas por professores voluntários, a Secretaria de Cultura também oferece gratuitamente Oficina de Música, com aulas de violão ministradas pelo professor Maurício Soliani e a Oficina de Teatro, coordenada por Luis Carlos Colevatti. A Secretaria de Cultura fica localizada na Praça 9 de Julho e os telefones de contato são 3652 5568 e 3652 8040.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade