Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/03/2018

Visita a Penápolis: Gabas critica intervenção e defende eleição de Lula

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Para o ex-ministro Eduardo Gabas, intervenção militar no Rio pode servir de desculpa para Temer se manter no governo sem eleições em outubro

DA REPORTAGEM

O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, esteve mais uma vez em Penápolis na manhã desta sexta-feira (02) para um encontro com professores do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Esta é a segunda vez em seis meses que o ex-ministro dos governos Lula e Dilma – ambos do PT – esteve na cidade para um encontro com a mesma categoria. Na oportunidade, Gabas criticou a reforma previdenciária, assim como o processo de intervenção federal ao sistema de segurança do Rio de Janeiro e ainda comentou sobre a possível candidatura do ex-presidente Lula à eleição deste ano. O encontro promovido pela Apeoesp foi voltado aos representantes de escolas de Penápolis e região. Além do ex-ministro, o evento contou com a presença de lideranças do sindicato na cidade. 
Durante o bate-papo com os professores, Gabas criticou a reforma da previdência.
Em entrevista ao DIÁRIO DE PENÁPOLIS, ele citou que a reforma é um desmonte do sistema de proteção social no País. Para ele, a proposta do Presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), não vai de encontro à sustentabilidade da Previdência. “Se a Previdência realmente estivesse quebrada, como ele diz, o Presidente não poderia perdoar a dívida dos sonegadores, como vem sendo feito, então isso não faz sentido. Quem precisa cobra”, afirmou Gabas. 
Ainda segundo ele, a ideia central do governo é a de transformar proteção social em produto para ser vendido no mercado. “Previdência é direito do cidadão, ele paga todo mês. Com este desconto, ele  tem direito a esta aposentadoria, ele não precisa comprar um plano como vem sendo discutido”, ressaltou. 

Intervenção
Outro assunto discutido, pelo ex-ministro Gabas, foi à intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro. Para ele, tudo o que está sendo feito não é uma questão de segurança. “Primeiro por que o soldado do Exército Brasileiro, que deveria estar vigiando as fronteiras, defendendo o País de uma possível invasão estrangeira, é colocado por Temer, que em minha opinião brinca de segurança, para combater o tráfico”, afirmou. 
Para ele, o tráfico deve ser combatido, não somente dentro dos morros do Rio, mas também através dos “barões do tráfico”. “Vimos recentemente casos de aviões com cocaína pousando em fazendas de um senador. Se é para investigar o tráfico de drogas, tem que ir a origem, nos barões, e não na população pobre, que tem crianças indo pra escola tendo suas mochilas vasculhadas”, acrescentou. Para ele, todo este processo faz com que a população tenha uma falsa sensação de segurança. “Isso para mim é uma pirotecnia para ganhar o mínimo de prestígio e popularidade para ter ‘cacife’ para a campanha eleitoral de 2018", enfatizou. 

Lula
Ainda em entrevista ao DIÁRIO, Gabas afirmou que será necessário haver pessoas nas ruas do Brasil em agosto deste ano para garantir o registro da candidatura do ex-presidente Lula. Para ele, há uma movimentação clara de impedir que Lula seja candidato. “Temos a certeza de que se o Lula for candidato, ele ganha. A elite não quer disputar a eleição, ela sabe que no voto ela perde”, afirmou. 
Relembrando a questão da intervenção no Rio de Janeiro, Gabas destacou que a medida pode servir, inclusive, para se evitar uma eleição em outubro. “A intervenção pode servir como uma desculpara para uma suposta instabilidade nacional que impeça as eleições e prorrogue os mandatos dos atuais parlamentares e governantes durante dois anos. Acredito que isso é um risco que nós corremos” destacou. Neste sentido, ele ressaltou que a única forma de garantir a candidatura do Lula e através da mobilização popular. “Ora, se o Lula é bandido mesmo, se ele não presta e é um mau governante, que derrote ele nas urnas. Se ele tem toda esta popularidade é porque tem motivo. A sociedade sabe que durante seu governo, nós vivemos um tempo de oportunidade, de melhorias para todos”, ressaltou.
Na oportunidade, ele citou que o Lula derrotará o Juiz federal Sérgio Moro. “O Lula não é dono de triplex coisa nenhuma, já está provado isso. Nós vamos derrotar o juiz Sérgio Moro com sua tese esdrúxula e ridícula de que o Lula é dono de um apartamento que não está no nome dele. Este é um processo forte de perseguição para impedir que o maior líder popular, o melhor presidente que este País já teve, novamente dispute as eleições”, finalizou Gabas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade