Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/06/2023

Vila da Infância completa 70 anos com atendimento a 250 crianças e adolescentes; saiba como ajudar

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
A Vila da Infância conta com salas preparadas e equipadas para receber crianças e adolescentes para diferentes atividades

DA REPORTAGEM

A Associação Vila da Infância de Penápolis, importante instituição que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, completa hoje (29), 70 anos de fundação. Ela é mantida pela Igreja Metodista de Penápolis e vem desempenhando importante trabalho no acolhimento e acompanhamento de 250 crianças e adolescentes na faixa etária de 4 meses a 17 anos, juntamente com seus familiares. 
Atualmente, a Vila da Infância oferece oficina de culinária, atividades lúdicas e artísticas, informática, além do coral, que realiza diversas apresentações, principalmente durante as festividades de fim de ano. Todo o trabalho realizado com as crianças é desenvolvido no contra turno escolar, possibilitando que participem das atividades da instituição, e que possam frequentar as aulas regulares das escolas, sendo esta uma das condições para participar das atividades da Vila. 
Na instituição, as crianças e adolescentes também recebem alimentação e fazem o plantio e manejo de uma horta, onde os produtos cultivados são usados na própria alimentação dos atendidos, e os produtos excedentes são doados para as famílias das crianças, que também são acompanhadas pela entidade.
De acordo com o presidente da Associação, Carlos Eduardo Salem, os projetos desenvolvidos na instituição são importantes para o fortalecimento de vínculos. “Além do atendimento às crianças, a família também recebe atenção da equipe multiprofissional, por isso é importante este trabalho para o fortalecimento destes vínculos através de nossos profissionais”, destacou. 

Captação de Recursos 
A Vila da Infância de Penápolis conta com recursos financeiros nas esferas municipal, estadual e federal, porém, são insuficientes para a manutenção da instituição. Neste momento, as emendas parlamentares e também as contribuições da população são fundamentais para que os projetos sejam mantidos. “Nos últimos três anos, conseguimos a reforma do playground das crianças e também do nosso campo de futebol através destes recursos. Também realizamos algumas adequações visando a segurança, como a instalação de corrimãos e rampas, tudo mediante o nosso compromisso de proporcionar bem estar às nossas crianças”, destacou o presidente.
Ele explicou que a Associação depende muito da ajuda da comunidade. Diversas campanhas de arrecadação são feitas durante o ano para o complemento dos recursos necessários para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Associação, que tem uma despesa média de R$ 50 mil por mês com folha de pagamento, alimentação e todas as demais atividades proporcionadas às crianças e adolescentes, além de seus familiares. “Infelizmente, com os recursos e doações que recebemos, ficamos sem margem para ampliarmos nosso trabalho, pois há necessidade de alcançarmos maior número de crianças, mas, infelizmente, não temos condições financeiras para isso”, lamentou.

Agradecimento e Convite para conhecer a Vila da Infância
O presidente Carlos Eduardo aproveitou a oportunidade para agradecer o envolvimento da comunidade com a entidade. “Temos muito que agradecer à comunidade penapolense, que tanto nos apoia e ajuda com contribuições diversas, seja em dinheiro ou em alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Sempre fomos muito bem acolhidos por todos. Isso reforça o reconhecimento do trabalho sério e a dedicação que temos com nossas crianças, o que nos deixa muito felizes”, enfatizou. Ele ainda disse que a instituição está de portas abertas para aqueles que queiram conhecer o trabalho da Vila da Infância. “É fundamental que a comunidade se conscientize sobre a importância de contribuir com a Vila da Infância, por isso reforçamos o convite para que as pessoas venham ver o importante trabalho desenvolvido todos os dias por nossos profissionais”, finalizou. 

A Associação Vila da Infância de Penápolis está localizada na avenida José Carlos Pereira, 973. Contatos pelo telefone (18) 3652-0455. As doações podem ser feitas através do PIX 44562734/0001-30 ou em contas bancárias: Banco do Brasil – Agência 0347-6, C.c. 3456-8. Banco Bradesco -  Agência 0022, C.c. 37227-7. 

História
A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista é uma organização sem fins lucrativos fundada por inspiração do casal metodista – Sra. Doralice e Sr. Asael Arruda. Sempre dedicada às obras sociais, a Sra. Doralice foi designada “comissária de menores” pelo juiz da comarca, cargo para o qual não receberia qualquer remuneração. Com esse trabalho, várias crianças foram sendo entregues aos cuidados da família que atendia a todos com muito carinho e respeito, como se fossem seus próprios filhos. Por sua dedicação, um pecuarista fazia a doação diária de 10 litros de leite para ajudar na alimentação daquelas crianças, até que um dia sugeriu que ela construísse um orfanato, conseguindo a doação de duas áreas, onde hoje existe a Vila da Infância. A Igreja Metodista em Penápolis, da qual a Sra. Doralice fazia parte, contribuiu com a construção do orfanato, que foi inaugurado em 29 de junho de 1953. A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista é, hoje, uma reconhecida instituição de Assistência Social, sem fins lucrativos, que no decorrer dos seus quase 70 anos já atendeu crianças e adolescentes órfãos, quando na modalidade de orfanato, e crianças e adolescentes em atendimento socioeducativo. 
Com o passar do tempo, o orfanato deixou de existir, se adequando a realidade atual da cidade e das Políticas Públicas, prestando atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias atuando através da Política de Assistência Social e efetivação da defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade