Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/03/2007

Vila da Infância encerra trimestre com programação especial

Detalhes Notícia

Para marcar o fechamento das atividades do primeiro trimestre do ano, a Associação Vila da Infância, que atende cerca de 120 crianças em horários inversos aos da escola, programou uma semana especial, com exposições e palestra. Esta é a primeira vez que é realizado uma espécie de balanço das atividades e a intenção é abrir as portas da entidade para a comunidade, que pode fazer visitas e conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos com as crianças.

Uma sala foi destinada à montagem de uma exposição de trabalhos artísticos, onde foram utilizados como materiais desde papel e tinta a telhas, espelhos e materiais recicláveis.

Segundo a diretora da Vila, Luciana Leopoldo Conte, qualquer pessoa pode visitar o local no horário das 8h00 às 17h00. “Estamos convidando toda a população para que se aproximem do nosso trabalho”, comentou Luciana.

 

Pais

Hoje é a vez dos pais realizarem um contato direto com a Vila. As cerca de 80 famílias que deixam seus filhos na entidade foram convidadas para um evento inédito. Trata-se da Primeira Sessão Pipoca, onde os pais assistirão a um filme e depois participarão de um debate com a assistente social Rosa Angélica Pereira da Silva. Será exibido o desenho animado Tarzan 2, numa abordagem lúdica que pretende colocar os pais em contato com os valores explícitos no filme, como a importância da família, seu papel de proteção e as relações familiares. “Será uma experiência que vai nos mostrar se é possível continuar com este programa e repetir a idéia com uma cerca periodicidade”, adiantou Luciana.

 

Água

Amanhã, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, as crianças receberão a visita da professora de Ciências Alessandra L. C. Pereira, que falará sobre poluição ambiental. “As palestras já fazem parte do cronograma mensal, sendo que os educadores decidem juntos o tema mais apropriado para cada mês”, explicou a diretora. Ainda em comemoração ao Dia da Água, no dia 29 deste mês integrantes da Polícia Ambiental também proferirão palestra na entidade, abordando a importância da preservação ambiental. “Buscamos assuntos que possibilite à criança reflexão e conscientização para que, estando informadas, sejam atuantes no meio em que vivem”, completou Luciana.

 

Jornal

Ainda como parte das atividades desta semana, será lançado um novo projeto que consiste na organização de publicações jornalísticas, produzidas pelos próprios alunos. Para isso, foi formado um grupo de 25 integrantes, com idade entre 12 e 14 anos, interessado na busca pela informação, e que atuará na divulgação da própria Vila. Segundo a coordenadora pedagógica responsável pelo grupo, Marisa Dias Teixeira, inicialmente será lançado um boletim, mas, para as próximas edições, um jornal deve ser produzido. “O boletim estará pronto esta semana e já estaremos iniciando a captação de assuntos para a próxima publicação”, comentou. Com o auxilio dos educadores, os adolescentes escolhem os assuntos, fazem pesquisas na Internet e elaboram textos.

 

Almoço beneficente encerra atividades

 

Um almoço oferecido pela Sociedade Metodista de Mulheres, cuja igreja é mantenedora da instituição, marcará o encerramento da semana. O evento está marcado para o meio-dia de domingo, 25, na própria instituição, e o dinheiro arrecadado com a venda dos convites será totalmente revertido à Vila.

O cardápio inclui pernil assado, arroz, feijão, farofa e salada verde, e os convites estão sendo vendidos na própria entidade e também na secretaria da Igreja Metodista. O preço individual é de R$ 8,00 e as bebidas serão vendidas à parte.

A renda obtida contribuirá com a manutenção da entidade, que atende crianças de 07 a 14 anos em situação de risco social ou pessoal, sofrendo algum tipo de vulnerabilidade dentro da família. São oferecidas três refeições diárias, acompanhamento das atividades escolares e atividades arte educativas, com trabalhos de expressão corporal, musical e plástica, além de curso de informática.

As crianças são encaminhadas pelos próprios pais e os processos de matrícula é contínuo. “Sempre há lista de espera, são muitos os pais que nos procuram”, contou a diretora. Os interessados devem comparecer à entidade e preencher uma ficha. Uma assistente social analisará o perfil social da criança ou adolescente e fará visitas para atestar a real necessidade de atendimento.

A Associação Vila da Infância fica na avenida José Carlos Pereira, nº 873. Vila Paulista. Telefone 3652-0455. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade