Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/07/2010

VILA DA INFÂNCIA: Culto de Ações de Graças marca aniversário de entidade

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Um culto de Ações de Graças realizado na última sexta-feira, 25, marcou os 57 anos de fundação da Associação Vila da Infância da Igreja Metodista, comemorado terça-feira, 29. A celebração presidida pelo pastor Jonas Lopes de Oliveira ocorreu na própria entidade e contou com a presença de autoridades municipais, funcionários e as crianças atendidas pela instituição. De acordo com informações da diretora administrativa da Vila da Infância, Josenilda Sousa de Oliveira, durante o culto houve a apresentação de louvores pelas crianças atendidas. Os grupos Kumbaya e Louvor, ambos da Igreja Metodista também se apresentaram.“Comemorar mais um ano de fundação representa muitas lutas e vitórias, pois é um trabalho muito edificante que exige bastante amor”, comentou. Na oportunidade uma adolescente atendida na instituição leu aos presentes uma carta contando a história da Vila da Infância, emocionando a todos. Josenilda lembra que os fundadores da entidade foram o reverendo Daniel Soares Bomfim, Joaquim Leopoldo Filho, Doralice Arruda, Nair Ribeiro e Esmeralda Barros Rocha. “Estes tinham como meta criar um projeto de atendimento sócio-educativo, em meio aberto, à criança e ao adolescente com risco pessoal e social”, disse. Ela enfatizou que a busca dos idealizadores era da promoção humana, estribada em princípios éticos, morais e cristãos, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e a convivência saudável na família e na comunidade. “Dentre os principais objetivos da Vila da Infância é proteger os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, através de atendimentos que contribuam para seu desenvolvimento físico, mental e social e de atividades capazes de oportunizar sua transformação e inclusão social de forma participativa”, ressaltou.

História
A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista foi fundada em 29/06/1953, inspirada pelo casal metodista Doralice e Azael Arruda, que chegaram a Penápolis em 1950. Doralice sempre se dedicava as obras sociais, e graças a esse trabalho foi designada Comissária de Menores pelo Juiz da Comarca, cargo esse que não era remunerado. Com este trabalho, várias crianças eram entregues para estar sob o cuidado dessa família. Um pecuarista da cidade, conhecendo o trabalho de Doralice, levava diariamente 10 litros de leite como doação para sua garotada. E numa das manhãs em que foi entregar o produto, sugeriu que ela abrisse um orfanato. Este ilustre pecuarista conseguiu que os fazendeiros Joaquim Araújo e José Marques fizessem a doação de duas áreas para ser construída a Vila da Infância, lugar que ocupa até hoje. Depois de efetivada essa doação, a Igreja Metodista contribuiu com a construção do orfanato, através da disposição do reverendo Daniel Soares Bonfim, que levou a idéia para os irmãos da igreja que aceitaram o difícil trabalho de transformar o que era sonho em realidade. Como instituição da Igreja Metodista, ela esteve vinculada à 5ª Região Eclesiástica até o Concílio Regional de 1990 e daí em diante passou a ser vinculada à Igreja local em Penápolis. Com o passar do tempo, o orfanato deixou de ter sentido e passou, aos poucos, para o atendimento sócio-educativo em meio aberto, atuando na faixa etária de 04 a 14 anos. Após revisão das características sociais da cidade e do ator atendido, a equipe fez uma avaliação e juntamente com a equipe da Kindernothilfe, uma organização não governamental, foi detectado que havia a necessidade de repensar o tipo de atendimento, passando a se caracterizar como atendimento sócio-educativo em meio aberto a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Atualmente a entidade presta atendimento a 100 crianças e adolescentes de 11 a 17 de idade e suas famílias. Uma das normas é trabalhar no horário inverso ao das escolas, ou seja, se a criança estuda no período da tarde, o atendimento ocorre pela manhã. São oferecidas quatro refeições além de oficinas de dança, teatro, música, informática, meio ambiente, culinária, jornalismo, pintura, capoeira e xadrez. Atualmente o quadro de funcionários é de 13 pessoas. (IA)

Foto: O culto de Ação de Graças em comemoração aos 57 anos de fundação da Vila da Infância ocorreu na última sexta-feira, 25, na própria entidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade