Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/07/2018

Vila da Infância completa 65 anos prestando serviços

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Diversas atividades sociais são realizadas pela Vila da Infância com as crianças e suas famílias

DA REPORTAGEM

A Associação Vila da Infância de Penápolis completou na semana passada 65 anos de fundação, se consolidando ainda mais como uma importante e tradicional entidade voltada para os cuidados da criança e adolescente que apresente alguma vulnerabilidade social. Hoje a entidade cuida de 50 crianças com idade entre seis e 15 anos, que frequentam o espaço no contraturno das aulas, praticando diversas atividades para seu aprendizado e para o fortalecimento social. Apesar de todo o trabalho e dedicação da Vila da Infância em prol destas crianças, as dificuldades financeiras acabam sendo o principal obstáculo enfrentado, dependendo de verbas do poder público, mas, principalmente, da ajuda da comunidade. 
De acordo com a diretora da entidade, Roseli Martins, o principal foco da Vila da Infância hoje é o fortalecimento de vínculos de crianças em situação de vulnerabilidade. “As crianças trabalham conosco sempre no período contrário ao da escola. Aqui elas recebem orientações diversas, para o dia-a-dia, além de aulas que podem ajudar no futuro, como informática, natação, além de atividades culturais, como aulas de coral, teatro, entre outras tantas atividades que visem à valorização destas crianças, retirando-as das ruas quando teriam tempo ocioso para situações de vulnerabilidade”, destacou. 
Além disso, a Vila da Infância oferece ainda outras diversas atividades, como a manutenção de uma horta feita pelas próprias crianças com o acompanhamento de uma nutricionista, oportunidade em que elas aprendem a importância de uma alimentação saudável. Não somente as crianças passam por este acompanhamento, mas também suas famílias, que vêem nesta parceria a oportunidade de crescimento. “Não só no fortalecimento de seus vínculos, também no lado profissional. Aqui oferecemos alguns cursos para as famílias que servem como base para a geração de renda extra na casa, além de palestras com orientações de temas diversos, cuidados com os filhos, direito das crianças entre outras, oferecendo mais uma oportunidade de crescimento diante da sociedade”, destacou a diretora. 
Os passeios como forma de lazer e inclusão social fazem parte das atividades desenvolvidas pela Vila. Na semana passada, por exemplo, as crianças visitaram o zoológico municipal de Bauru. “Estes passeios têm muito mais que um caráter recreativo, mas a oportunidade de inserção destas crianças na sociedade. São oportunidades, que elas não teriam no seu dia-a-dia e que para nós se tratam de coisas simples. Um filme no cinema, por exemplo, se torna algo mágico para eles, graças à parceria voluntária que temos”, ressaltou a diretora. 

Finaças
É justamente esta parceria voluntária que acaba ajudando a Vila da Infância na realização de seus projetos. Isso por que a entidade, assim como muitas outras, também enfrenta problemas financeiros. 
Hoje a Vila recebe verbas do poder público para a realização de suas atividades, mas ainda conta com um déficit de 30%. Segundo a diretora, o principal problema acaba sendo o pagamento de funcionários. “Temos funcionários que trabalham na entidade e que possuem um amor enorme naquilo que realizam. Seus pagamentos são feitos com bastante dificuldade porque o dinheiro destinado a este fim é o arrecadado em campanhas e outras atividades para levantar fundos, já que a verba destinada pelo poder público é usada nos projetos desenvolvidos”, explicou. 
A Vila da Infância conta com o apoio da Igreja Metodista de Penápolis, que mensalmente repassa uma ajuda arrecadada junto aos seus membros e também por meio de campanhas. A Nota Fiscal Paulista e o Imposto de Renda também acabam sendo aliados nas contas. “Sempre tratamos a parte financeira de nossa entidade com muita seriedade, utilizando nossa verba naquilo que se faz necessário. É claro que gostaríamos de oferecer mais, como aulas de violão, temos alguns que poderiam ser usados por nossas crianças, mas falta verba para a contratação de um professor para as aulas. Estamos em busca de um padrinho que possa nos ajudar com o valor para isso. Assim vamos desenvolvendo nossas atividades, contando com o apoio de nossos funcionários dedicados e a colaboração da comunidade, que sempre nos apoiou nesta causa”, enfatizou. 

Festas
Visando arrecadar fundos para a entidade, a Vila da Infância promove no dia 21 de julho mais uma edição de sua Festa das Nações. O evento tem se destacado na cidade, já que oferecerá comidas típicas de diversos países, além da diversificada culinária brasileira, promovendo um encontro de culturas entre os participantes. O evento acontece a partir das 18h00 e conta com o apoio da Igreja Metodista de Penápolis. Haverá atividades para as crianças. No mesmo dia, porém no período da manhã, a Vila também promove o evento chamado de “Mulher Para Si”. 
O encontro, segundo a assistente social da entidade, Thais Miranda, visa levar atividades de cuidados pessoais, cultura e lazer para as pessoas, aproximando a comunidade da Vila da Infância. “O evento é aberto ao público. Queremos trazer as pessoas para dentro da Vila, apresentar nossos trabalhos e mostrar a importância dos cuidados que temos com as crianças, integrando as pessoas e valorizando nossa sociedade”, destacou. 
Durante o evento, que acontece das 08h00 as 12h00, haverá uma palestra sobre auto-estima, além de atividades sociais, beleza e lazer, oferecidas de forma gratuita em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Esportes, Instituto de Profissões, Rotaract Club de Penápolis e o Stúdio Stella Lima. “Contamos com a participação de parceiros muito importantes em nosso evento. Queremos reforçar o convite para toda a comunidade, para que tenham uma manhã de lazer, cultura e integração social, além da oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Vila da Infância, finalizou Thais.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade