Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/10/2007

Vilões da pressão alta se escondem nas prateleiras dos supermercados

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta: boa parte dos alimentos industrializados disponíveis nas prateleiras dos supermercados, incluindo doces e adoçantes dietéticos, pode ser prejudicial ao coração, principalmente para pessoas com hipertensão arterial.

Diferentemente do que se imagina, não é o sal propriamente, e sim o sódio, o grande vilão da pressão alta. E essa substância está presente em outros compostos, como estabilizantes, conservantes e flavorizantes. Uma famosa marca de adoçante nacional, por exemplo, não traz no rótulo a quantidade que possui de sódio. Mas sua composição básica é sacarina sódica e ciclamato de sódio.

Mesmo quando o rótulo do alimento não traz, na tabela nutricional, a quantia de sódio, é recomendável que pacientes hipertensos verifiquem, no rótulo, se há presença de ingredientes como glutamato monossódico, benzoato, cozeinato, citrato, nitrito, sosfato, propionato, sacarina, ciclamato, guanilato, alginato e sulfito.

“Os alimentos com maior teor de sódio são os produtos industrializados, como enlatados, temperos prontos e salgadinhos. Mas até os doces, adoçantes e refrigerantes podem conter esses compostos, que se consumidos em grandes quantidades, podem colaborar para o aumento da pressão alta”, afirma Cristiane Kovacs, coordenadora da Seção de Nutrição Clínica do hospital estadual Dante Pazzanese.

Especializado em cardiologia, o Dante desenvolve um trabalho junto aos pacientes em tratamento da hipertensão que os auxilia a interpretar corretamente os rótulos dos alimentos e, conseqüentemente, identificar o que lhes pode fazer mal.

Além dos produtos industrializados, o sódio também está presente em outros alimentos, como a carne e o leite. Em casos de hipertensão severa, em que apenas o uso dos medicamentos não assegura a estabilidade da pressão arterial, o monitoramento do consumo de sódio é essencial. A hipertensão é uma doença grave que atinge cerca de 35% da população brasileira acima de 40 anos. “O sódio é indispensável para a saúde, mas quando usado em exagero se torna um ‘veneno’”, afirma Cristiane Kovacs.

Por dia, o consumo ideal recomendado por especialistas é de 2,4g de sódio, equivalente a 6g de sal de cozinha. Mas deve-se levar em conta também o sódio contido em alimentos naturais. O paciente hipertenso deve restringir para 4g de sal por dia ou 1,6g de sódio diários. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade