Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/07/2007

Vigilância Sanitária orienta sobre consumo de água mineral

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária, orienta a população quanto aos cuidados básicos na aquisição de água mineral. Em Penápolis, o Serviço de Vigilância Sanitária coletará amostras das águas minerais comercializadas para envio à análise e orienta aos consumidores que conheçam as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento revendedor de água mineral.

O chefe do serviço, Vladimir Marangoni Filho, explica que alguns cuidados simples podem evitar que o consumidor compre água de má qualidade. “Não compre galões sem rótulo ou sem a marca da empresa no lacre e sempre desconfie de preços extremamente baixos”, afirma Marangoni.

Análises rotineiras comprovam que um em cada três galões de água mineral apresenta irregularidades, na maioria das vezes, contaminação por bactérias. No estado de São Paulo, as amostras são colhidas nos pontos de venda e analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz. “Os resultados revelam a presença de micróbios que podem causar doenças, entre os microorganismos mais encontrados estão os coliformes fecais”, conta.

 

Armazenamento

O chefe de serviço explica que a qualidade da água consumida, ao contrário do que se imagina, depende não só da pureza das nascentes e do processo pelo qual passa o produto até o engarrafamento. As formas de armazenagem podem comprometer as propriedades originais do produto. “Se o galão de água mineral estiver exposto à luz solar e aos gases emitidos pelos escapamentos dos veículos, o sabor, a cor ou o cheiro correm o risco de sofrer alterações. Isso ocorre porque o plástico do qual é feito o galão absorve os gases emitidos pelos carros, além da luz solar, que também favorece a fotossíntese de algas naturalmente presentes na água, alterando sua cor”, esclarece. Para a segurança dos consumidores, a água mineral precisa preservar as características originais: deve ser incolor, inodora e insípita (sem sabor). Qualquer alteração pode estar relacionada ao processo de captação, armazenamento, filtragem, envasamento e transporte dos galões.

Entre outras informações, Marangoni citou ainda que o galão de água deve estar devidamente rotulado e limpo; o consumidor precisa observar no rótulo a marca, o registro da empresa na Anvisa, data de fabricação e data de validade; o galão deve ser higienizado no gargalo com solução clorada antes da retirada do lacre e da tampa, pois esta parte ficará imersa na água a ser consumida. Ele também recomenda a limpeza e a desinfecção da cuba do bebedouro com solução clorada.

Para outras informações, esclarecimento de dúvidas ou denúncias a população deve entrar em contato com o Serviço de Vigilância Sanitária através do telefone 3652-5592. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade