Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/09/2007

Vigilância realiza último fim de semana de campanha anti-rábica

Detalhes Notícia

Acontece hoje em vários bairros da cidade o último fim de semana da campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos. A campanha segue até o dia 30 para quem ainda não levou seu animal para ser vacinado, com atendimento somente na sede da Vigilância, para onde também devem ser levados os animais que tomarão o reforço, a ser aplicado 30 dias após a primeira dose. É fundamental a apresentação da carteira de vacinação do animal.

Hoje, terão postos de vacinação os bairros Jardim do Lago, Cidade Jardim, Residencial Fernanda, Andréa Rosa, Mário Sabino, Bairro Jardim, Vilage, Vila Martins, Centro, Alvorada, Jardim São Paulo, Primavera, Residencial Oliveira e Vila Santo Antônio. Os horários variam em cada local (ver tabela abaixo).

Segundo a veterinária do serviço de Vigilância, Larissa Lundstedt (foto), desde o início desta campanha, em 11 de agosto, foram vacinados cerca de oito mil animais. A expectativa é atingir um total de 12 mil. Até agora não foram computadas vacinas aplicadas em clínicas particulares. “Somente após o término da campanha é que os estabelecimentos nos mandam a notificação das aplicações”, disse. Ela adiantou que será possível ter um balanço completo da campanha após o dia 10 de outubro. “É importante lembrar que em qualquer dia ou período do ano a vacina está disponível na sede da Vigilância”, ressaltou.

 

Prevenção

Penápolis não tem registros de casos de raiva em cães e gatos há cerca de 10 anos. Em 2003, foram reconhecidos como casos positivos da doença três morcegos. Segundo a veterinária, são considerados suspeitos e levados para análise os morcegos encontrados mortos ou ainda vivos, mas caídos no chão, de forma não característica. “Esta análise é feita sempre que um animal é encontrado em condições suspeitas mas em 2003 tivemos o último caso registrado”, contou Larissa, que alertou sobre a importância de não haver descuido por parte dos donos de cães e gatos. “Principalmente os donos de gatos falham quanto a vacinação talvez pela dificuldade maior em transportar o animal, mas é imprescindível vacinar todos porque é a única forma de prevenir”, disse.

A vacina, assim como a dose do reforço, deve ser aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos três meses de vida. A veterinária explicou que não há restrições quanto ao fato do animal estar em período de cio, gestante ou amamentando. (AR)

 

Relação de postos e horários de atendimento

 

Sede da Vigilância Epidemiológica

Marginal Maria Chica, nº 1.306

07h00 às17h00

 

CEU Harume Kubota da Silva

Jardim do Lago

07h00 às 17h00

 

PAS Cidade Jardim

07h00 às 17h00

 

Barraca

Avenida Marginal Rita Aguirre Monteiro, nº  1.170, em frente à JA Madeiras - Jardim do Lago.

07h00 às 12h00

 

Igreja Luz Para as Nações

Rua Maria Santino Beneti, nº 27, Residencial Fernanda

13h00 às 17h00

 

Praça Jair Soares

Cruzamento da avenida Leandro de Medeiros com a rua Antonieta Vilela Ferreira, entrada do bairro Vilage

07h00 às 17h00

 

Emei Francisco Conte

Rua José Joaquim Pereira, nº 186, Vila São Joaquim

07h00 às 17h00

 

Igreja Nossa Senhora das Graças

Rua Brasil, Vila Martins

07h00 às 17h00

 

Macro II: “Postão” de Saúde

Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, nº 99, Centro

07h às 17h00

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade