Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/11/2006

Vigilância orienta sobre riscos do formol

A Vigilância Sanitária de Penápolis alerta a população quanto ao uso do formol em concentrações maiores que as permitidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com a função de alisante.

De acordo com a Anvisa, o formol está sendo utilizado no processo de escova progressiva, um método de alisamento capilar como a escova francesa, alisamento japonês e escova definitiva. No entanto, esses métodos não são registrados pela Agência Nacional por possuir alta concentração do produto.

O formol é a matéria-prima em cosméticos nas funções de conservante (com limite máximo de uso permitido de 0,2% - Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (com limite máximo de uso permitido de 5% - Resolução 79/00). Todos os produtos registrados pela Anvisa que apresentam formol na sua composição têm as concentrações da substância dentro dos limites previstos na legislação vigente.Segundo o chefe de serviço de Vigilância Sanitária, Vladimir Marangoni, o uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode causar danos à saúde, não podendo ser usado em produtos cosméticos.

“Diariamente o formol está sendo utilizado em concentrações maiores que a permitida, com a função de alisante, entretanto, este uso não é permitido pela Anvisa, podendo causar riscos à saúde” – orienta.

 

Problema

O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e principalmente pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça. O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para os profissionais que aplicam o produto e para os usuários. No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar. Marangoni explica que quando o produto não é registrado, sua composição não foi avaliada e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, que ocasionam esses riscos à população. Ele orienta as pessoas a não utilizarem produtos sem registros e em caso de dúvida, devem procurar o médico de confiança. “O consumidor que encontrar irregularidades poderá entrar em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária do município pelo telefone 3652 5592” – finaliza. Secom – PMP

 

 

Algumas reações do uso do formol

lContato com a pele: causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras;

lContato com os olhos: causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis;

lInalação: pode causar câncer no aparelho respiratório. Poder causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações;

lExposição crônica: a freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade