Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/11/2010

Vigilância intensifica vacina contra sarampo na cidade

Reprodução
Detalhes Notícia
A vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença

DA REPORTAGEM

A Vigilância Epidemiológica junto com a Secretaria de Saúde de Penápolis está intensificando a vacinação contra o sarampo no município. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Alexandre Pereira Almeida, orientações já estão sendo passadas aos funcionários das salas de vacinação das Macros I, II e III para que comuniquem as pessoas faltosas com a vacinação e compareçam para a aplicação da dose. “A vacinação já é feita em nosso município o que estamos fazendo é a intensificação para não corrermos o risco de a doença chegar a cidade”, informou Alexandre. Segundo ele, o número de crianças que são vacinadas, contra o sarampo e outras doenças, é bastante alto. “Mantemos a média de 95% das crianças vacinadas no município, um número muito bom de acordo com as organizações de saúde”, afirmou. “É muito importante que as crianças que não tomaram a vacina sejam imunizadas. O sarampo é uma doença contagiosa, que se propaga no ar por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Evitar que esta doença chegue aqui é muito importante”, ressaltou. De acordo com ele, Penápolis não tem nenhum caso registrado até o momento. As crianças que estão faltosas com alguma vacina devem ser levadas à Macro de responsabilidade de seu bairro para que sejam atualizadas. A Secretaria Estadual de Saúde está realizando uma campanha de intensificação da vacina em todo o Estado. O objetivo é reforçar a prevenção contra a doença para evitar que ela chegue ao Estado. Este ano, Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba já confirmaram casos da doença. Ao todo, o Brasil já registrou 44 casos de sarampo em 2010. Três no Rio Grande do Sul, três no Pará e 38 na Paraíba. Em todos, os pacientes contraíram a doença em outros países ou em contato com infectados, os chamados casos importados. De acordo com a secretaria de saúde, o Estado de São Paulo não tem casos autóctones de sarampo desde 2000, mas a proximidade do período de férias, quando muitos jovens viajam pelo Brasil e para o exterior, reforça a necessidade de prevenção. A vacinação, oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença. O calendário oficial de imunização de São Paulo aplica a primeira dose da vacina contra o sarampo aos 12 meses de idade, com reforço entre 4 e 6 anos. Desde 2008, há indicação de imunização também para pessoas com até 19 anos que não receberam, comprovadamente, a segunda dose. A mobilização vai até o dia 30 deste mês. A faixa etária de um a 19 anos foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a doença durante a campanha contra a rubéola, realizada em 2008, quando receberam uma vacina dupla (rubéola e sarampo).

Meningococo C
Continua em Penápolis a distribuição de doses da vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana. O medicamento que é gratuito está disponível para crianças com idade entre sete e 11 meses, em todas as salas de vacinação da cidade. Estes deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade. Para esta faixa etária, a vacina estará disponível até o fim do mês de dezembro. Já a partir de janeiro de 2011 será a vez das crianças entre três e cinco meses de idade. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Penápolis informou que esta vacinação não é uma campanha temporária, e sim um novo trabalho de rotina. Antes dessa medida, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C. “A vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença, é muito importante que as crianças tomem as doses para evitarem problemas futuros” afirmou Alexandre. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não devem receber a vacina. (Rafael Machi)

(*) legenda foto em novembro na pasta 051110 como ‘sarampo’ (créditos: Reprodução) -

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade