Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/02/2017

Vigilância intensifica prevenção contra Aedes aegypti

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Quando são registrados casos suspeitos ou positivos das doenças, uma equipe realiza o bloqueio de vetores, com a pulverização de inseticida

Neste período de verão, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as atividades para controle do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Entre as atividades executadas estão as visitas casa a casa, inspeções em imóveis especiais, em pontos estratégicos, além do controle e bloqueio mecânico e químico de criadouros dos casos suspeitos e positivos. 
As equipes do Serviço de Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária e de Estratégia Saúde de Família. As equipes também executam atividades de Avaliação de Densidade Larvária que determinam os níveis de infestação do Aedes aegypti. Os trabalhos são executados durante a semana e em dois sábados por mês, através do programa estadual “Todos juntos contra o Aedes”.
Segundo o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, esta avaliação orienta o planejamento das ações de controle e permite uma análise da situação de infestação do mosquito. “Historicamente, os níveis de infestação do vetor no município mostram periodicidade bem demarcada. A infestação atinge altos valores no verão, por causa das altas temperaturas e o aumento de chuva. Já no inverno, a proliferação do Aedes aegypti é reduzida a níveis próximos de zero”, explica. 
“Porém, nos últimos anos, tivemos invernos e verões atípicos. Por isso, o risco de ocorrer transmissão nestes meses é extremamente alto, pois estamos no verão, o período mais propício ao desenvolvimento do vetor, com níveis de infestação acima do esperado”, alerta Marangoni. 

Casos
O município de Penápolis registrou, neste mês, o seu primeiro caso positivo de dengue na região do bairro Santa Terezinha. Conforme as diretrizes técnicas de prevenção, o local já recebeu o bloqueio químico e a inspeção dos imóveis. Segundo Marangoni, o Serviço de Vigilância Epidemiológica observou o aumento dos números de casos notificados de dengue nos últimos dias. Até o dia 16 de fevereiro, 25 casos aguardavam o resultado de exame laboratorial.
“Por isso, o momento exige a atenção de todos. O contexto epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é extremamente preocupante. É fundamental que toda a população se mobilize e se una nesta luta, executando as ações de verificação e eliminação de possíveis criadouros que por ventura encontrem nas suas residências”, disse.

Cuidados
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é fundamental o envolvimento de todos os segmentos da sociedade. “Se cada munícipe investir 10 minutos, duas a três vezes por semana para procurar água parada em sua residência, estará dando uma contribuição fundamental para si, para seus familiares e para toda a comunidade”, afirma o chefe da Vigilância.
“É preciso inspecionar ralos externos e internos, banheiros em desuso, calhas, bandeja de geladeira, bebedouros de animais, e todos os locais que podem armazenar água. Só assim, conseguiremos manter as doenças sob controle em nossa cidade”, finaliza Marangoni.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade