Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/01/2008

Vigilância Epidemiológica orienta sobre a Febre Amarela

Detalhes Notícia

Devido aos casos suspeitos de febre amarela que ocorreram em sua maioria no Centro-Oeste brasileiro, a Secretaria de Saúde de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre algumas medidas de prevenção contra essa doença.
Apesar de não ter registro de casos da doença no estado de São Paulo, ele está cercado pelos estados de Goiás, Minas Gerais e Paraná, onde existe a suspeita da febre amarela, portanto, a prevenção é fundamental para eliminar os riscos da doença no município.

A doença
A febre amarela é uma doença febril aguda de curta duração, que se estende no máximo até 12 dias. A gravidade é variável de pessoa a pessoa, podendo se manifestar em sua forma mais grave que provoca insuficiência renal e hepática, levando o indivíduo à morte.
Os sintomas são febre aguda, manifestação hemorrágica com sangramento no nariz, gengiva, na urina, fezes e vômito, além de intensa dor abdominal.
A transmissão da doença se dá através do mosquito aedes aegypt (o mesmo da dengue) que pica o macaco infectado e pica o homem, ou quando pica um homem já infectado e transmite para outro homem através da picada.

Prevenção
De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, o enfermeiro Wilson Roberto de Souza, a prevenção da febre amarela se dá através da imunização. “Toda pessoa tem que tomar a vacina da febre amarela. Ela pode ser aplicada após os seis meses de idade e a validade é a cada 10 anos”, explicou. “É importante que a pessoa que for viajar para as regiões com casos da doença, que tome a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, pois esse é o prazo para o organismo produzir anticorpos contra o vírus causador da febre amarela”, concluiu.
O enfermeiro lembrou também que por ser uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypt, a população deve estar atenta com a limpeza dos quintais e a eliminação dos criadouros do mosquito. “Todos devem estar atentos ao prazo de validade da vacina. Caso precise tomar uma nova dose, procure uma unidade de saúde e leve a carteirinha da vacinação”, orientou Wilson. “Pedimos também para que qualquer pessoa que apresente os sintomas da febre amarela que procure o posto de saúde mais próximo de sua residência”, concluiu o chefe da Vigilância Epidemiológica. Secom – PMP

Saiba mais sobre a Febre Amarela

*  A febre amarela urbana foi erradicada no Brasil em 1942. O vírus, no entanto, continua a circular na natureza. O Ministério da Saúde, estados e municípios acompanham as mortes de macacos (epizootias), pois é um ação sentinela sobre a atuação do vírus da febre amarela nas matas.

* Nos meses de dezembro/07 e janeiro/08, houve um aumento significativo das notificações no estado de Goiás com a inclusão de 23 novos municípios em relação aos meses anteriores, alguns deles situados em municípios com grande fluxo de turismo nacional e internacional.

* No mesmo período foram registradas também epizootias em 13 localidades do Distrito Federal, bem como em quatro municípios de Minas Gerais.

* Adiciona-se ao fato, a proximidade das cidades em que ocorram essa mortes.

Situação da febre amarela no país

Áreas de Risco (Mantém circulação do vírus na natureza)
Região Norte
Região Centro Oeste
Maranhão
Minas Gerais

Risco Potencial
Sul dos seguintes estados: Bahia e Espírito Santo

Áreas de Transição
Oeste dos seguintes estados: Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina

Contra-indicações
* A vacina contra febre amarela é contra-indicada em crianças com menos de 6 meses de idade;
* Portadores de Imunodepressão transitória ou permanente, induzida por doenças (neoplasias, aids e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2 mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc);
* Gestação em qualquer fase constitui contra-indicação relativa a ser analisada para cada caso na vigência de surtos;
* Reações anafiláticas relacionadas a ovo de galinha e seus derivados ou outras substâncias presentes na vacina constituem contra-indicação.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade