Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/01/2007

Vigilância alerta para posse responsável de animais

O serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis tem registrado vários pedidos de munícipes durante essa semana para que a equipe busque animais doentes nas residências. Entretanto, essa é uma responsabilidade do proprietário do animal, segundo explica a enfermeira Rosalícia Maria Lundstedt, chefe de serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis.

“O serviço de Vigilância Epidemiológica não dispõe de condições tem a atribuição de recolher animais doentes. Essa é uma responsabilidade do dono”, afirma Rosalícia. “A Vigilância só atua no recolhimento de animais nos casos de zoonoses, ou seja, doenças transmitidas ao homem através de animais. É o que fazemos, por exemplo, com cães com alta suspeita de raiva e leishmaniose positiva”, esclarece. “Quanto aos cães que ficam doentes na residência, é obrigação do proprietário levar esse animal ao serviço de vigilância. Nós não temos o dever de buscar esse animal”, enfatiza. Para a chefe do serviço de Vigilância, toda pessoa que deseja possuir um animal de estimação, deve assumir as responsabilidades e cuidados com a saúde do mesmo. “É como se fosse mais um filho; ele precisa de vacina, alimento, ser levado ao veterinário e não deixar solto na rua”, comenta. Agindo dessa forma, o munícipe, além de cumprir com o seu dever, também ajuda o serviço de vigilância a cumprir com suas reais obrigações.

Rosalícia volta a destacar que a responsabilidade da Vigilância é tirar das residências os cães positivos para a leishmaniose porque existem flebótomos no município e é época de proliferação do mosquito transmissor de leishmaniose. “Nossa obrigação é livrar o ser humano da doença”.

 

Falta de vacina

De acordo com dados do serviço de Vigilância, só no ano passado foram sacrificados mais de 100 cães com sinomose. A enfermeira adverte que essa doença é causada por falta de vacina. “O que está acontecendo é que o proprietário quer ter o animal, mas não vacina. Ele acha que animal só tem que tomar vacina de raiva. Por causa dessa atitude que não é correta, muitos animais ficam doentes e acabam sacrificados”, acrescenta. Além dos devidos cuidados com as vacinas, a posse responsável de animais inclui, de acordo com Rosalícia, levá-lo ao serviço de Vigilância caso apresente alguma enfermidade. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade