Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/04/2012

VIA RÁPIDA EMPREGO: Vereador Joaquim defende cursos de programa

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Curso de corte e costura do Via Rápido poderá ser realizado em Penápolis

O vereador Joaquim Soares da Silva, o Joaquim da Delegacia (PDT), tem atuado junto à administração municipal para que seja viabilizado com o Governo do Estado de São Paulo, cursos do programa Via Rápido Emprego. O serviço foi conhecido pelo pedetista no Congresso dos Municípios, em São Vicente. O Via Rápido Emprego é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. Joaquim da Delegacia diz que a prefeitura deverá acertar, numa primeira fase, os cursos de corte/costura (capacita o profissional para atuar como empregado e também como trabalhador autônomo. Ensina a organizar o local de trabalho, preparar máquinas e amostras de costura, operar máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; e de soldador básico (prepara o profissional para realizar processos de soldagem e corte de peças ligas metálicas na indústria, metal mecânica ou na condição de prestador de serviços autônomo, cuidando de equipamento, providenciando acessórios consumíveis e placas a serem soldadas, aplicando estritas normas de segurança, organização e de meio ambiente).

 

Formato

Podem participar do programa Via Rápida Emprego, maiores de 16 anos, alfabetizados. A prioridade é para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e com maiores encargos familiares. O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas e em unidades móveis (carretas) estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

As aulas também são realizadas nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais e outros. Imprensa/Câmara

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade